Reportagem


Vodafone Paredes de Coura

Primeiro dia de Coura com duelo de guitarras e pop no qual todos ganharam.

Praia Fluvial do Taboão

16/08/2023


© Hugo Lima - https://www.facebook.com/HugoLimaPhotography

Depois de várias noites de zoeira ou, perdão, de estágio na vila, havia chegado o cerne da campanha courense de 2023. Edição comemorativa dos trinta anos do Vodafone Paredes de Coura, confirma a (muito bem-vinda) opção de diversidade estilística dos últimos anos (de 2018 em diante, sobretudo, ainda que presente em praticamente toda a história de Coura, com maior ou menor intensidade) e aguçando a curiosidade dos presentes.

Dizia-se em surdina que a edição teria menos espectadores do que as anteriores; verificou-se que, não tendo nenhum dia tido lotação esgotada, a mistura etária de Coura se manteve, com uns quantos indefectíveis a darem de si – props para o sapo Mickey. Numa intensa jornada de abertura, cedo se concluiu que a longa viagem até ao Alto Minho valeu (e continuaria a valer) o esforço.

Eis, pois, o primeiro dia do Vodafone Paredes de Coura 2023 pela nossa pena.

 

Dry Cleaning (palco Vodafone)

 Arrancar com uma das bandas mais interessantes dos últimos anos é dose e, bem assim, próprio de Paredes de Coura. Não sendo propriamente desconhecidos (ainda no ano passado actuaram por cá no Primavera Sound), não fica nada mal aos Dry Cleaning uma consagração precoce no certame minhoto.

Com dois (óptimos) álbuns no historial, foram buscar Viking Hair ao segundo EP, Boundary Road Snacks and Drinks – que ao vivo resulta ainda melhor do que em estúdio. O post-punk dos Dry Cleaning está em consonância com aquilo que a banda apresenta em estúdio e ao vivo: um retrato da vida urbana pós-contemporânea passado por benzina em vez da centrifugação violenta da limpeza a molhado.

Concretizando: Florence Shaw recorre a um inspirado sprechgesang que é já marca registada da banda para contar, através de letras que são autênticas vinhetas, a alienação da vida contemporânea. Trate-se de coleccionismo de cogumelos psicadélicos ou da superioridade táctica de uso de calções em vez de calças num dia quente (Her Hippo), é um fluxo de consciência acompanhado por competente secção de ritmo e pelos desvelos de guitarra de Tom Dowse.

Não se pense que a actuação da banda do Sul de Londres se ficou por certo sarcasmo e ironia inofensivos, que a crítica mordaz à alienação do consumismo resultou numa No Decent Shoes For Rain que foi dos pontos altos do concerto, uma balada onde todos os elementos caracterizadores dos Dry Cleaning vieram ao cimo.

O contraste entre o sol radioso e o preto-e-branco do que se via em palco era evidente e jogava em benefício da banda londrina. A conectividade ao mundo através da Internet esboroa-se perante a opressão e a incompreensão do mundo real.

E como estávamos em Coura e ainda que aberto formalmente o festival, a brigada do mosh pit abria-o informalmente em Scratchcard Lanyard. Isto enquanto a voz de veludo de Florence Shaw e a guitarra de Tom Dowse continuavam a desenrolar contos de alienação e solidão – não seriam os últimos britânicos a mostrar o seu retrato da opressão do cinzentismo da vida britânica, até porque tal já tem tradição recente no festival.

Um arranque de belo efeito e a confirmação de que Dry Cleaning não são secos de ideias.

 

© Hugo Lima | fb.me/hugolimaphotography | hugolima.com

 

Snail Mail (palco Yorn)

Representante de um indie quase juvenil (há quem lhe chame “indie fofinho”), na onda de uns Beach Bunny, a banda de Lindsey Jordan voltou a Portugal depois de actuar no Primavera Sound em 2019 e revelou alguma evolução no plano musical. Polvilhado com dose generosa de emo, o material aproxima-se também de uns Pixies para a era dos tweets (ou xixis, atenta a mudança de nome da aplicação) e dos TikToks.

Saídos do quarto e da garagem para o palco secundário de Coura, Snail Mail trazem as emoções à flor da pele mas sem necessidade de berreiro, apenas de bem concatenar as ideias. Não obstante problemas de som (e de adaptação à actuação por parte de Jordan), a execução mais crua em relação ao álbum não retira nada às canções, antes acrescenta.

Caso evidente é o de Glory, aqui num registo mais próximo dos Replacements ou de Paul Westerberg a solo do que o sangue mais indie pop de estúdio de Valentine – estamos no campo emocional de Left of the Dial, sem a rouquidão do bardo de Mineápolis. O mesmo se passou com o material de Lush como Speaking Terms; as guitarras colocam-se em pé de igualdade com a voz de Lindsey e puxam mais pelo pescoço em vez de obrigarem o resto do corpo a mexer-se.

De certa maneira, a banda do condado de Maryland (“Baltimore é feia como o caralho!”, exclamou Jordan, enquanto a comparava com o Porto, no primeiro pontapé na Geografia do festival) é uma sobrinha dilecta de Superchunk, mas sem nepotismos, só talento. O nome da banda até pode ser alusivo ao correio de antigamente, mas a obra vai rapidamente directa ao assunto que nem um e-mail.

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Não fomos destinatários de todo o concerto de Snail Mail, pois uma verdadeira instituição do rock alternativo iria dar o seu recital no palco principal. Falamos dos Yo La Tengo, que seriam, no fundo, o primeiro cabeça-de-cartaz do dia e que têm texto só para eles, pois então.

 

Julie (palco Yorn)

 Se poucas horas antes tínhamos tido direito a uma versão zoomer do rock alternativo de noventas da Costa Leste dos Estados Unidos, com Julie fizemos login numa revisitação do grunge (de Mudhoney e de Nirvana de Bleach) e do shoegaze (muito a puxar para os Lush e nem é por também terem elementos femininos na banda) vistos a partir do condado de Orange, na Califórnia. Fazer login talvez seja hipérbole, dado que as projecções de palco da banda estavam constantemente a esbarrar num blue screen of death – mas em palco nada crashou, bem pelo contrário.

Tal como no caso de Snail Mail, o material de Julie transfigura-se para um portento (ainda maior) de volume e violência, uma jarda assaz apreciada pelo público, que retribuiu com um pit. Alex Brady soando a espaços como Kim Gordon (e a banda a Sonic Youth) só ajudou a construir a argumentação de que os californianos ficariam bem classificados no ranking de concertos de Coura 2023. Já os problemas nas projecções não foram debelados, mas isso pouco interessou, que a música foi o mais importante.

Canções como april’s-bloom (ponham-na nas vossas listas de reprodução) ou flutter fizeram tremer o empedrado, preenchendo a lista de verificações de alternativices de qualidade e a quota de shoegaze da edição deste ano. Como a substância precisava de forma, nada como um jogo de luzes escuras e um ar displicente de quem sabe que fez algo bom mas que mantém aquela pose de enigma indie.

O álbum até se pode chamar pushing daisies, mas de morto só o computador das projecções da banda, porque Julie foi jarda bem viva e sem bugs.

 

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O primeiro dia de festival – que classificámos na antevisão como de prego a fundo – desenvolvia-se a bom ritmo, com revisitações e surpresas. Enquanto isto, no palco principal Frank Carter & The Rattlesnakes (Carter que já havia tocado naquele palco em 2010 com os Gallows) ousaram inovar, criando a “primeira onda de Coura de sempre” – não a vimos porque o ângulo não era o melhor, mas pelo alarido alguma coisa deve ter rolado.

 

Squid (palco Yorn)

Julgando pela tenda cheia, o público sabia ao que ia quando deram entrada no palco os Squid, banda britânica oriunda de Brighton e agora radicada em Bristol, essa metrópole que tanto deu à música popular dos últimos trinta anos. E, pelo que se ouviu e viu, continua a dar.

Perante a moldura humana presente, o espanto da banda deu lugar a uma desinibição que redundou num grande concerto. E com novidades: a estreia ao vivo de Green Lights, faixa de O Monolith, segundo LP da banda, editado este ano.

Sonicamente, os Squid são herdeiros da Escola Post-Punk de Manchester. Andam entre o cuspir acintoso de letras como em tempos Mark E. Smith dos The Fall fez e o atravessamento de fronteiras entre o post-punk e o funk, como ainda hoje os A Certain Ratio fazem, tudo isto sem soarem a algo formulaico.

À primeira vista, parece que os Squid não se levam muito a sério, mas ao começarem os primeiros acordes e, ao constatar-se que as versões ao vivo se desenvolvem diferentemente das de estúdio, bem se conclui que tudo aquilo é um ardil e que a banda leva a sua obra muito a sério. O (bom) problema que surge é mesmo voltar a ligar à versão original de The Blades depois daquela que foi interpretada em Coura, dada a sua excelência.

“So many options to be disappointed”, proclamam em Undergrowth; eis um caso de a actuação não corresponder à letra. Se com o Jardel era do Guaraná (e outras coisas), com os Squid deve ter sido do Cabriz.

Os rapazes estavam livres, leves e soltos e exploravam a sua obra atravessando ainda mais as suas fronteiras artísticas, num experimentalismo bem esgalhado e que agradava ao público (já com BADBADNOTGOOD noutros anos deu óptimo resultado) – o pit deu de si e a coisa estava bem encaminhada. As mudanças nos arranjos das canções e o consequente duelo entre instrumentos, em particular aquele entre sequenciadores, órgão e trompete, só aumentou a espectacularidade do concerto.

Lulas? Nós por cá gostamos delas grelhadas, com uns dentes de alho, um fio de azeite e com post-punk e free jazz a acompanhar.

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A armada britânica desta edição do festival não se ficou por aqui. Uma ida em acelerado para o palco principal, que o segundo cabeça-de-cartaz do dia estava rés-vés para entrar em palco: Jessie Ware, a rainha da pop de bom gosto, que terá direito a texto próprio.

 

Bicep (palco Vodafone)

Para rematar o primeiro dia do resto das festividades vieram os Bicep. Louva-se não apenas a vinda da dupla de Belfast a Coura, mas também o agendamento para o palco principal. Tratando-se de um live set acoplado a projecções e luzes especializadas, só mesmo o palco maior do Couraíso para receber as BPM dos Autores de Isles (2021).

Alinhamento que percorreu os dois trabalhos da banda (tendo até recuado a Just, EP de 2015), foi todo um puxar de ferro electrónico que provou: i) que os Bicep são nome de ponta da electrónica britânica hodierna; ii) consequentemente, as ideias que se vê e ouve são hipertrofia sónica.

Na componente visual, um jogo de luzes irrepreensível, a que até o adepto de palcos mais enxutos não ficaria indiferente – e devidamente entrosado com a música. O público? Estava já rendido, que uns passinhos de dança com um fino (e uns cigarros turbinados ou simplesmente um vaping) ao fim da noite sabem sempre bem, como se fossem alongamentos para evitar distensões.

O material do grupo oscila entre a house (brilhantíssima remistura de In Yer Face, dos fundamentais 808 State, a que infelizmente não tivemos direito) e a (neo)breakbeat, distinguindo-se dos demais por expandir ao vivo o que produz em estúdio – sendo só preciso mexer nos baixos e puxar mais pelos efeitos. Rever e Atlas foram beneficiárias deste tratamento e resultaram em cheio, com uma mostra de caparros mútua entre banda e público.

Querem peso? Tomem peso, perdulários da paródia.

O dia de pedal a fundo só poderia terminar com mais pedalada. Para quem ainda tivesse gasolina no depósito havia, no palco Yorn, Nuno Lopes a pagar a sua renda de DJ residente do festival.


sobre o autor

José V. Raposo

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