Reportagem


Sensible Soccers + Laetitia Morais

"Paulo" é um espectáculo visual

gnration

29/05/2015


© ©Alípio Padilha

A segunda data do espectáculo “Paulo” aconteceu na sexta-feira passada em Braga, na Black Box do GNRation, fruto da colaboração entre a artista visual Laetitia Morais e dos magnânimos Sensible Soccers, prometendo musicar imagens captadas do quotidiano, conferindo-lhes unicidade e beleza transcendentes.

Para mim, foi uma noite particularmente prazerosa em que imagens do meu quotidiano matosinhense ganharam ainda mais beleza. Os nossos olhos enchiam-se com o vai-e-vem da operação portuária de Leixões, onde tantos anos trabalhei (esta não sabiam, aposto!), enquanto que os Soccers seguiam um caminho mais ambient e exploratório na sua sonoridade. Quase que um regresso àquele ano de 2011 e o seu single “Drunk In The Sky“.

Um espectáculo dividido em duas partes, sendo que o II Acto nos devolveu os ritmos mais dançáveis que não nos deixam indiferentes. Uma música já testada ao vivo – não me recordo quando nem onde – e que exige rapidamente um upload no bandcamp dos Sensible Soccers (juntamente com a “Guarani”, já agora). Se esta noite fosse uma espécie de antecipação ao que por aí vem para o sucessor de “8”, não poderíamos ficar mais felizes nem ansiosos. Esperamos que 2016 seja ano de lançamento de novo material e muitos concertos.

Quanto a Laetitia Morais, pouco tenho a dizer. Não desconsiderando o mérito do trabalho que desenvolveu para aquela noite, tenho que confessar que me escapa a relevância da sua presença em palco ou da manipulação em tempo real das imagens, especialmente quando se tratou de uma repetição do espectáculo apresentado na noite anterior, no Teatro Maria Matos (Lisboa).

Para quem não teve a oportunidade de estar presente nestas sessões de “Paulo”, o espectáculo será apresentado a 30 de Junho em Vila do Conde, numa iniciativa do 23º Curtas. Aliás, será o segundo ano consecutivo em que os Sensible Soccers respondem a tal desafio lançado pelo festival de cinema vilacondense.


sobre o autor

Isabel Leirós

"Oh, there is thunder in our hearts" (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos