Colectivo Casa Amarela com Jejum na Galeria Zé dos Bois

O Colectivo Casa Amarela, instituição nacional da música experimental que há mais de uma década que ajuda a construir o acervo do noise show português e que também dá a conhecer o de outras latitudes, regressa com mais uma edição do Jejum (esta com número redondo e tudo), ciclo de curadoria que concretiza aqueles dois objectivos e que terá lugar na sexta-feira, dia 8 de Maio, no aquário da Galeria Zé dos Bois, pelas 22:00h.
Iniciativa que já percorreu várias salas Portugal fora e muitas paisagens sónicas (recordem aqui um Jejum no qual marcámos presença), na sua edição número 40 contará o Jejum com as estreias portuguesas de Alto Aria e Conna Haraway. Alto Aria é o mais recente nome a sair da fértil cena pop experimental de Copenhaga, ao passo que Haraway é o cabecilha da INDEX:Records e da co:clear, aclamado por toda a gente desde o Guardian e Bandcamp Daily até a Mary Ann Hobbs da BBC Radio 6.
Alto Aria, projecto de Aria Leth Schütze, é mais um nome emergente da sobredita Copenhaga que insiste em ser uma das capitais do assunto da música popular contemporânea. Tomando como ponto de partida sónico as coordenadas delineadas por gente como Laurel Halo, Diamanda Galás ou Eartheater, também Schütze faz da sua onírica voz instrumento que anda de braço dado ora com acordes de uma guitarra, ora com um violoncelo com efeitos, para mostrar que o sonho é mesmo uma constante da música. E que não se esqueça de aviar cartucho em palco com uma Eclipse (de Ephemeral, álbum de 2025), porque, caramba, o concerto é a uma sexta-feira à noite.
Por seu turno, Conna Haraway encontra-se no limiar dessa empreitada que é fazer da ambient algo dançável sem ser confundida com deep house ou sem soar a algo banal para fazer de banda sonora de notícia de telejornal sobre moda. Na elegância de Shifted, EP de 2025, encontram-se indícios elegantes e formas híbridas alcançadas pelo destilamento alquímico de uma amplitude de géneros, épocas e abordagens – ser um estudioso do som dá saúde e faz crescer (artisticamente, pelo menos).
Lugares-comuns à parte, neste Jejum ficará tudo de barriga cheia.
Mais informações e bilhetes ali dentro.