Há sempre qualquer coisa do multifacetado e ridiculamente talentoso Serj Tankian para se ir apreciando. Mesmo que por vezes pareça que seja só isso mesmo, um lançamento para nos manter entretidos, e fica a faltar alguma da loucura da eterna voz dos System of a Down, umas excentricidades novas, algo que nos agarre. “Covers, Collaborations & Collages” ao menos não nos engana com o título e apenas compila umas curiosas raridades e novidades.

Cumpre na parte de mostrar o quão multifacetado é. Há experiências diferentes. Voz e piano, electrónica, brincadeiras vocais, números acústicos, ainda cabem o rock e até o jazz. Mas não se sente como uma obra completa, uma viagem por múltiplos estilos, algo sólido porque não é. É uma compilação a sentir-se como uma compilação. As diferentes ideias caem soltas, umas a seguir às outras e fica a manta de retalhos que realmente é. Interessante que seja o contributo de deadmau5 em “A Seed”, ou o domínio oriental de “Things Unspoken”, sem descartar o quase lounge de “I Found You” e uma “Sonic Expulsions” que realmente podia constar num dos seus trabalhos mais significativos, nadam no meio de outras faixas mais minimalistas, mais descartáveis e com algumas a soar realmente a sobra de outra coisa qualquer.

Não deixa de ter méritos e é sempre de se celebrar quando sintetizam as coisas por aí “perdidas”, e onde pode haver alguma pérola escondida, do que deixar as coisas espalhadas. Mas “Covers, Collaborations & Collages” é mesmo álbum para o completista e com alguns temas realmente de maior valor. E claro que a voz de Serj é sempre a voz de Serj e nenhum destes temas chega a ser fraco, quanto mais mau. Mas não é indispensável. Continuamos a aguardar um novo trabalho com a qualidade e pujança de, pelo menos, o “Elasticity”. Há-de vir. Quando ele quiser. Que, com tanta requisição para certas coisas que ele terá a diário, e continuando a fazer o que quer, está mais do que claro que Serj Tankian vai fazendo o que quer e quando quer.


Partilha com os teus amigos