Peaky Blinders: já vimos a temporada 5, que estreia em Portugal em Outubro

por Arte-Factos em 25 Agosto, 2019 © BBC1 / Peaky Blinders / S5 2019

A série Peaky Blinders, com selo BBC, estreou em 2013 e chega agora à quinta temporada, com o primeiro episódio transmitido esta noite no canal britânico.

No foco da narrativa encontramos uma família de Birmingham tão rufia, mas tão rufia, que Tommy Shelby e o seu gangue cosiam naifas no interior do chapéu.

As cinco temporadas decorrem entre 1919 e 1929, mas a estética é mais contemporânea do que de época. Temos Nick Cave no genérico e já se ouviram riffs de Arctic Monkeys; os cortes de cabelo são replicados de norte a sul do Reino Unido; sempre que entra em cena uma das personagens centrais, mais parece estar a iniciar uma publicidade a whisky…

Tommy Shelby é a personagem principal, mas vai disputando protagonismo com a matriarca Polly. Que, neste primeiro episódio da quinta temporada se afirma em pé de igualdade com os pares masculinos.

O reencontro com Peaky Blinders é assombrado pelo crash da bolsa de Nova Iorque, em que a família havia investido o seu capital. Segue-se agora o regresso a Birmingham, para definir estratégias de recuperação na sua Distilaria Shelby. Afinal, os anos de criminalidade estão distantes (só que não), a família dedica-se aos negócios sérios e Tommy até se passeia com pleno direito em Westminster (não esquecer que foi eleito representante na temporada anterior) e recebe correspondência de Winston Churchill – mas há uma sombra que o acompanha…

Talvez tenhamos assistido a duas alusões ao eventual suicídio da personagem interpretada por Cillian Murphy, que provavelmente nem se concretizará. Até porque sem Tommy não há série e um sucesso de popularidade global como este ainda dispõe de narrativa para outras cinco temporadas.

De resto, a campanha de promoção envolveu o público, convidando os fãs a partilharem com o mundo a sua arte, através da #PeakysFanArt. As melhores obras decoram agora outdoors, MUPI e até um mural em Londres. Uma manifestação da devoção pela série.

Em resumo, o primeiro episódio antecipa uma quinta temporada em que (uma vez mais) esqueceremos a actuação duvidosa dos Shelby, iremos torcer pelo anti-herói e até suspirar pelos bigodes e/ou sotaques.

Peaky Blinders estreou esta noite na BBC1, mas em Portugal poderá ser vista (legalmente) na Netflix a partir de 4 de Outubro. Ou seja, assim que a temporada terminar no Reino Unido.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos