Festival Iminente celebra 10.º aniversário num novo local
por Arte-Factos em 12 de Setembro, 2025

O Festival Iminente regressa em 2026 para celebrar a 10.ª edição – um marco que assinala uma década de intervenção artística, criação coletiva e ativação cultural de espaços com história. A próxima edição terá lugar de 17 a 20 de setembro de 2026, numa nova localização: a antiga Escola Industrial Afonso Domingues, em Marvila, Lisboa – atualmente desativada, e encerrada há 15 anos. Esta será a nova casa do festival até 2027. A data para a venda de bilhetes e line up será anunciada em breve.
Com uma história centenária e um forte vínculo à memória coletiva da zona oriental da cidade, a antiga escola representa um lugar de aprendizagem, mobilidade social e comunidade. O Festival Iminente assume agora o desafio de reabrir simbolicamente este espaço ao público, reinscrevendo-o no presente como lugar de cultura viva, participação cívica e experimentação artística.
A escolha deste novo lugar encontra-se também alinhada com uma das principais missões do Iminente: ocupar espaços urbanos em desuso ou com conotações históricas de exclusividade, e devolvê-los à cidade e à sua comunidade como palcos de criação e encontro. Depois de ter passado pelo Jardim Municipal de Oeiras, Panorâmico de Monsanto, Matinha, Terreiro do Paço, e Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o festival renova o seu compromisso com a cidade, os seus territórios e as suas possibilidades.
A celebração dos 10 anos do Festival Iminente será assinalada por várias iniciativas ao longo dos próximos meses. A primeira acontece já no dia 21 de setembro de 2025, com um evento em parceria com a Fundação EDP, na Praça do Carvão – MAAT Central. Esta iniciativa apresenta os resultados da edição de 2025 do projeto Bairros: Workshops Artísticos Comunitários Iminente, desenvolvido com comunidades locais da Alta de Lisboa e do Vale de Chelas. O programa inclui oficinas, uma exposição, uma cabine de cinema, gastronomia e apresentações de música, performance e moda – dando início a um ciclo de momentos que reafirmam o Iminente como plataforma ativa de cultura urbana, participação e criação coletiva. Evento de entrada livre.
Um momento de preparação para a celebração dos 10 anos do festival em 2026. Um momento que permite concentrar energias na reativação e adaptação do novo local, aprofundar colaborações com a comunidade envolvente e preparar uma edição à altura da trajetória que o Iminente tem vindo a construir. Um tempo de trabalho e de investimento, essencial para garantir que a próxima edição seja um verdadeiro marco na história do festival e da cidade.
Mais informações serão reveladas ao longo das próximas semanas.