Expresso Transatlântico mostra single “Nikita Punk”

por Arte-Factos em 23 de Janeiro, 2026

Expresso Transatlântico mostra single “Nikita Punk”

Depois de anunciar o lançamento do seu segundo álbum “Trópico Paranóia” para 30 de janeiro e os concertos especiais de apresentação em Março, o Expresso Transatlântico revela agora “Nikita Punk“, o quarto tema de avanço.

Combinando influências da tradição portuguesa com sonoridades contemporâneas de alcance global, o projeto de Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos é um dos novos grupos mais aclamados da cena musical atual e tem conquistado, desde 2021, os principais palcos e festivais nacionais e internacionais, em centenas de concertos.

Depois de “Flor Trovão”, “Avalanche” e “Tigre da Serra“, “Nikita Punk” é o quarto single que continua a desbravar caminho para um novo capítulo desta viagem transatlântica, rumo a novas paisagens sonoras.

Segundo o grupo, este tema é:

O reflexo de uma fase da composição do novo álbum em que sentimos a vontade de puxar um lado da banda para um território mais dançável e eletrónico, mas sem abdicar daquilo que é o nosso som. É um tema que reflete bem aquilo que fomos vivendo ao longo destes anos durante os concertos, é como se toda a energia que o público nos foi passando estivesse lá.

A nossa viagem à Madeira em Dezembro de 2024 para tocarmos no Barreirinha também tem a sua importância nesta música. Estávamos numa fase de descoberta e preparação para gravar o álbum e metemo-nos a beber Nikitas… Foi só acrescentar o Punk!

A «Nikita Punk» é sobre deixar as coisas acontecerem naturalmente, confiar no instinto e deixar fluir, foi isso que sentimos durante o processo criativo.

Sobre o video que acompanha o novo single, dizem-nos:

Desta vez optámos por fazer um lançamento diferente. Depois de um ano cheio de concertos e viagens, sentimos que fazia sentido apresentarmo-nos de outro modo. Em vez de fazer apenas um videoclipe, percebemos que nos interessava mais procurar mostrar a comunicação e o intercâmbio que temos vindo a fortalecer com as pessoas que nos acompanham. Nesse sentido, decidimos realizar uma live session da música, onde a vemos a ser tocada ao vivo com a banda toda. Para o fazer, achámos por bem registar em película, como já é habitual, porém agora de uma forma mais orgânica e interventiva no próprio espaço, de modo a que a “narrativa” (se é que ela existe), sirva para dar espaço ao tema e mostrar o relacionamento entre a câmara e o próprio momento efêmero em que gravamos a música.

O segundo longa-duração “Trópico Paranóia” será lançado a 30 de Janeiro, com produção de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e promete marcar um ponto de viragem na travessia musical do Expresso Transatlântico, sem perder a alma e a fusão de sonoridades que o caracteriza.

Os concertos de apresentação do novo álbum acontecem na Casa da Música, no Porto, a 13 de março (bilhetes à venda aqui) e, a 14 de março, no Capitólio, em Lisboa (bilhetes à venda aqui).

Partilha com os teus amigos