Há Filmes na Baixa! Ciclo de Setembro: Histórias de Famílias

por Arte-Factos em 26 Setembro, 2017

Depois da pausa de Agosto, o Porto/Post/Doc regressa para um ciclo de cinema em Setembro, sob o lema da família. Ao longo de dois dias, serão exibidos cinco filmes com diferentes abordagens à família e à forma como o cinema pode inventar novos vínculos.

No dia 27 de Setembro, o Há Filmes na Baixa! apresenta uma sessão dedicada a Sergio Oksman, cineasta brasileiro radicado em Espanha  que tem obtido grande notoriedade com os seus dois últimos filmes: A Story for the Modlins e O Futebol. O primeiro filme é um dos mais conseguidos documentários fake dos últimos anos: a história da família Modlin e sua ascensão e queda, a partir de factos improváveis descobertos numa série de objectos encontrados na rua. O filme participou em vários festivais internacionais depois da sua estreia em Kralovy Vary, tendo recebido vários prémios (entre os quais, em Clermont-Ferrand e no Curtas Vila do Conde). O Futebol é o mais recente filme de Oksman, um documentário em que o realizador regressa ao Brasil para ver o Mundial de Futebol com o seu pai.

A 28 de Setembro são exibidas três curtas-metragens portuguesas recentes. A iniciar a sessão, O Homem Eterno, uma comovente história de Luís Costa a partir de imagens recolhidas pelo seu pai (o filme teve estreia nacional no último Curtas Vila do Conde). De seguida, Altas Cidades de Ossadas, o mais recente filme de João Salaviza, que estreou no Festival de Berlim e tem passado por diversos festivais internacionais. A curta é protagonizada pelo Karlon, pioneiro do rap crioulo, aqui à procura das suas memórias de bairro. A sessão termina com O Homem de Trás-os-Montes, de Miguel Moraes Cabral, uma ficção sobre uma equipa de rodagem de um filme em Trás-os-Montes e o seu encontro com um homem misterioso. O filme estreou no IndieLisboa e foi exibido no último Festival de Locarno.

Em 2017, o Há Filmes na Baixa! continuará a propor ciclos mensais de cinema, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade.

Programa:

27 de Setembro · 22h · Cinema Passos Manuel, Porto

A Story for the Modlins, Sergio Oksman

O Futebol, Sergio Oksman

28 de Setembro · 22h · Cinema Passos Manuel, Porto

O Homem Eterno, Luís Costa

Altas Cidades de Ossadas, João Salaviza

O Homem de Trás-os-Montes, Miguel Moraes Cabral

A bilheteira abre, no local da sessão, uma hora antes da projecção. Reservas através do email: [email protected] (as reservas devem ser levantadas até meia hora antes do início da sessão).


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos