Midnight

Hellish Expectations
2024 | Metal Blade Records | Heavy/speed/black metal

Partilha com os teus amigos

A meia dúzia. Já dá uma discografia rica e os Midnight até nem são propriamente antigos, por muito que soem a tal. Uma assiduidade exemplar. Exemplar porque não é das cansativas, sabemos exactamente a descarga que vem com cada novidade e o Sr. Athenar cumpre sempre. Para o novo “Hellish Expectations” pode dizer-se que as expectativas estivessem bastante… Hellish. Sim, a pun só era fácil e não boa, não importa.

Tal como Athenar também se importa pouquíssimo com fazer deste “Hellish Expectations” algo muito original, e muito menos algo bonitinho e polido. É speed metal grosseirão, de bandeira da “first wave of black metal” hasteada com toda a adoração a Venom e Celtic Frost, em riffs diabólicos e frenéticos e na inserção de um “ugh!” em todo o lado onde caiba. Para que os Midnight sucedam em realmente manter a fórmula intacta e ser um caso de “não mexer no que não está estragado” em vez de um bem mais maçador “mais do mesmo” precisam principalmente de duas coisas: inteligência e intensidade. Inteligência está logo na curta duração deste álbum. 25 minutos e já está tudo feito, bem feito, de pantanas, mas pronto para outra. Intensidade porque, mais uma vez, isto só tem malhões de princípio ao fim.

É tudo orientado pelo riff. Mesmo com um exímio trabalho de guitarra que faça com que não seja só um desajeitado a fazer ruído com a guitarra – aí ele é bem mais metal do que punk – e tenha aqui solos incríveis, opta sempre pelo bruto e directo. “Expect Total Hell” tem título de aviso e esse “total hell” já está na própria faixa. “Slave of the Blade” invoca uns Motörhead diabólicos aí de uns confins. “Gash Scrape” ou “Dungeon Lust” podiam ser Darkthrone daquela fase em que incomodaram uns quantos chatos. E um riff como o de “Mercyless Slaughtor” requer mesmo um esforço hercúleo, talvez precisando mesmo de ajuda das mãos, para conter o pescoço em reagir de imediato. É bom e recomendável para fãs de todas as bandas já aqui namedropped e também, claro, de Midnight. Felizmente já são referência. “Hellish Expectations” cumpridas. Para se ouvir bem alto.

Músicas em destaque:

Expect Total Hell, Slave of the Blade, Mercyless Slaughtor

És capaz de gostar também de:

Motörhead, Venom, Hellhammer


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos