Niki Moss

Standing in the dark EP
2019 | pontiaq, Street Mission Records | Indie Rock, Pop

Partilha com os teus amigos

Standing in the dark EP” é uma colecção de versões do tema original “Standing In The Dark” que integra o meu álbum “Gooey”, eu queria lançar esta música como single, mas precisava de uma desculpa para o fazer sendo que a música já estava “cá fora”. Já tinha experimentado criar versões diferentes de músicas outros artistas e deu-me sempre muito gozo, fiz uma versão da “Lord Of This World” de “Black Sabbath” e da “Things We Do” a pedido do “Moullinex”, ambas com Savanna. Pareceu-me interessante aventurar-me neste processo outra vez de forma a contextualizar o lançamento, mas agora fazendo covers das minhas próprias canções. Para acompanhar este EP lancei também dois vídeos para a versão II e III. Penso ter sido uma boa maneira de fechar 2019.

#1 Standing In The Dark

Fala de frustrações e do sentimento de incompletude, fala também sobre a admiração por quem não parece ser afetado por estes sentimentos. Todas as versões partilham o tema ou a letra, mas diferem no instrumental.

#2 Standing In The Dark II

É a mais melancólica e apesar da cadencia lenta, penso que seja a que absorveu os aspetos mais pop da original, pelo menos relativamente à estrutura. Eu encaro-a como a mais cinematográfica e contemplativa.

#3 Standing In The Dark III

Foi a que me deu mais prazer a criar, eu diria que mais de 50% foi gravada em formato analógico para fita magnética. Abusei bastante das modelações de velocidade da fita para criar oscilações, desentonar os instrumentos, e adicionar echos. Durante toda a canção há um jogo de variações de oitavas na bateria, baixo, guitarras e synths. Foi muito divertido.

#4 Standing In The Dark IV

Experimentei fazer algo completamente eletrónico. Os elementos eletrónicos estão sempre presentes ao longo do álbum e quis aproveitar esta versão para fazer referência a esse aspeto. Eu adoro uma banda da Thrill Jockey chamada Trans AM, nesta música tentei imaginar o que eles fariam se tivessem que interpretar a SITD.

#5 Standing In The Dark V

Tentei criar texturas que me canalizassem para o sentimento que descrevi em cima, não considero esta faixa como música, acho que é mais uma espécie de descrição de um estado de espírito sem usar palavras ou melodias.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos