Depois de nascer numa residência artística intensa na Casa Varela, em Pombal, e de se apresentar em dois concertos esgotados no Teatro-Cine da cidade, o projeto “A Residência”, criado por First Breath After Coma e Salvador Sobral, entra agora numa nova etapa.
A partir de 5 de dezembro, este encontro ganha novos formatos. O projeto passa a estar disponível em vinil e em todas as plataformas digitais, uma edição especial que reúne as músicas criadas durante a residência, num álbum único.
“A Residência”, um espetáculo que recria em palco a intimidade de uma sala de ensaios – um espaço simbólico de criação, convívio e partilha. Todos os músicos tornaram-se parte de um mesmo coletivo.
#1 Intro
Duas semanas antes da residência, comprámos um harmónio antigo, que ouvem nesta faixa, e que acabou por ser uma das peças centrais de algumas das canções.
#2 Je gálere
Uma canção que foi feita em poucas horas e que fluiu naturalmente. Todo o espetáculo (e disco) foram criados, do zero, em duas semanas intensas de residência.
#3 Sombra
O primeiro momento do espetáculo em que a banda se junta toda e se ouve o resultado deste casamento entre FBAC e Salvador.
#4 Tu y yo
Um lado mais sujo e agressivo que costuma estar presente nos discos de FBAC e que o Salvador complementou com esta letra cheia de erotismo (a canção chegou a chamar-se só “Erótica”).
#5 Amor i temps
A letra desta música veio de um poema do catalão Joan Margarit. Fala de dois elementos muito presentes nestas duas semanas de residência: o amor e o tempo.
#6 Got my needs
Esta música tem a participação da incrível YASMiNNA (Jenna Thiam) que sem hesitação alinhou no nosso desafio e mandou-se de cabeça.
#7 Now that you’ve come in
Ao longo do espetáculo, é comum trocarmos de instrumentos uns com os outros, tal como aconteceu naturalmente no processo de composição, e esta música é um desses casos. O Salvador está na bateria, pedimos desde já desculpa.
#8 O quarto da Aïda
Uma canção dedicada à querida Aïda, filha do Salvador e da Jenna, que é um amor de criança 🙂

