Chegou o Outono, e com ele o Semibreve

por Alexandre Junior em 5 de Outubro, 2017

Chegou o Outono, e com ele o Semibreve

Já falta pouco para mais uma edição do Semibreve!

Mais um ano, e mais um Festival que porá Braga mais próxima do mundo das artes digitais – e fá-lo ao trazer a Europa e resto do mundo a esta pequena, pacata cidade. E é assim desde 2011, quando marcou, categoricamente, o seu merecido lugar no panorama internacional dos festivais obrigatórios.

Mais uma vez, teremos o diálogo entre a modernidade – a electrónica vanguardista, a música periférica, a expressão que encontrou o seu lugar no digital – com uma cidade tradicionalmente conservadora, de abundante património histórico, que é, também ele, actor participante ao longo dos três dias, de 27 a 29 de Outubro: os concertos dão-se no Theatro Circo, emblemática sala bracarense, e no gnration, um espaço de Braga que se alicerça em antigas instalações da GNR e que tem, desde 2013, ímpar relevância cultural no Norte do país; ambos terão, também, uma série de instalações artísticas abertas ao público. Mais ainda, há um espectáculo na Capela Imaculada do Seminário Menor, assim como conversas com os artistas na Casa Rolão. É uma óptima oportunidade para conhecer os cantos à cidade!

Para este ano, destacam-se dois dos nomes que actuarão na Sala Principal do Theatro Circo – a única para a qual ainda há (poucos) bilhetes disponíveis. GAS, nome sob o qual actua Wolfgang Voigt, veterano do techno exploratório e de tendência ambiente, e Lawrence English, não menos experiente, que será, assumimos a aposta, um dos grandes concertos deste ano; já lançou, em 2017, dois trabalhos: Cruel Optimism é síntese do seu método, com as várias camadas de som, o espaço abstracto e expansivo, num ensaio que evoca em simultâneo a questão da verdade na percepção, uma das áreas que lhe movem o interesse.

Quanto ao resto, recomenda-se abertura à surpresa – é esse também o intuito deste festival. Deleitem-se com a diversidade estética e desafiem as vossas concepções artísticas. O Festival Semibreve, organizado pela AUAUFEIOMAU com o apoio da Câmara Municipal de Braga, é um pequeno universo e uma excelente amostra da vanguarda contemporânea digital. Façam parte dele também!

Partilha com os teus amigos