Surma ao vivo em formato trio e em concerto-instalação
por Arte-Factos em 22 de Maio, 2025

Surma, artista, compositora e produtora leiriense, prepara-se para um verão cheio de concertos, e arranca já em junho com concertos em formato trio e instalação.
As próximas datas de Surma – que acontecem de norte a sul do país -, são quase um warm-up para a sua apresentação em trio no Primavera Sound Porto, a acontecer a 12 de junho no Parque da Cidade. Acontecem a 30 maio na SHE (Évora), a 31 maio no Carmo 81 (Viseu), a 1 junho no CCOP (Porto) e a 4 junho na BOTA (Lisboa).
Esta mini-digressão da artista parte da cumplicidade de um trio improvável, que se juntou para explorar as fronteiras das canções de alla, o mais recente longa-duração de Surma, editado no fim de 2022, e que conta com canções como “Islet” e “Etel.vina”.
Em palco Surma, João Hasselberg e Pedro Melo Alves desafiam novas fronteiras daquilo que é um concerto, convocando o público a mergulhar na própria interação do trio. A disposição “em palco” desafia as convenções associadas à apresentação de música ao vivo, o público terá oportunidade de experienciar mais de perto um alinhamento inspirado em alla e adaptado a um formato de concerto-instalação.
Adicionando à experiência sensorial, Ângela Bismarck, designer de luz, criou um desenho especialmente pensado para este espetáculo, explorando materiais que amplificam a dinâmica ao vivo. A luz será utilizada de forma estratégica, não apenas para iluminar, mas para se tornar uma extensão da performance, criando um ambiente visualmente imersivo.
Surma continua na estrada ao longo do verão, estando já confirmada em festivais como A Porta (Leiria) e o WOOL (Covilhã) em junho.
A artista continua a apresentação de alla até ao fim deste verão, mas há novidades de música nova a espreitar o horizonte artístico de Surma.