Primavera Sound Porto apresenta cartaz para a sua edição de 2026
por Arte-Factos em 29 de Outubro, 2025

Os ecos do Primavera Sound voltam a ressoar pelo Porto. O espírito que nasceu em Barcelona em 2001 viajará novamente para a cidade portuguesa de 11 a 14 de Junho para a 13ª edição do festival, que acontece no Parque da Cidade e em torno de um cartaz artístico heterogéneo e surpreendente que acaba de ser apresentado. 55 artistas interligados pela identidade inconfundível do universo Primavera Sound, que se faz sentir em toda a extensão de um cartaz onde tudo importa. De A a Z, e vice-versa: o Primavera Sound Porto 2026 irá fazer história no panorama musical.
Com um vídeo produzido pela Vampire Films e VETA, o festival revela um cartaz memorável que celebra a sua própria história com vários reencontros esperados, ao mesmo tempo que coloca o foco em propostas artísticas voltadas para o futuro. Sólido e bem posicionado num ponto intermédio entre a sintonia com Barcelona e uma identidade própria reconhecível, o Primavera Sound Porto inicia oficialmente a sua caminhada rumo a 2026.
O caminho para 2026. A guiar-nos por este caminho estão já The xx, Gorillaz e Massive Attack, três cabeças de cartaz que nem sempre é fácil acompanhar de perto. Romy, Oliver Sim e Jamie xx confirmam o seu tão esperado regresso ao Parque da Cidade, catorze anos após a sua última actuação no festival; a banda virtual comandada por Damon Albarn vai apresentar The Mountain, o seu próximo álbum; e a dupla de Bristol, sempre esquiva, sempre necessária, vai estender a sua estreia no Primavera Sound a Portugal.
A estes juntam-se os estrondosos IDLES, o infalível mecanismo folk-rock de Big Thief, a pregadora Ethel Cain e a coleccionadora de sucessos Bad Gyal, lideram um cartaz onde também brilham a estrela pop JADE, os inconformados KNEECAP e os pioneiros do shoegaze Slowdive, cujo legado coexistirá com a linguagem musical visionária de Dijon, Oklou, Amaarae ou rusowsky. Graças a eles o futuro já está a soar no Primavera Sound Porto.
Singularidade habitual. Mas como mais de cinquenta artistas dão para muito, na próxima edição do festival também se reunirá a música de dança com a perspectiva de Sudan Archives e o noise-rock de Melt-Banana, o black metal de Agriculture e o rap digital de fakemink, os fados de Gisela João, e o imaginário psicadélico de Panda Bear, o hyper-rock de Water From Your Eyes e o folk contra a corrente de Annahstasia, o afro-jazz de Criolo, Amaro & Dino e o rock made in Argentina de Bestia Bebé, o hip-hop nostálgico de Joey Valence & Brae e o punk-funk de Viagra Boys, a EDM desconstruída de Ninajirachi e o post-hardcore de Texas Is The Reason. Esta amplitude de visão, esta diversidade que só é possível no Primavera Sound, liga o Porto a Barcelona… embora isso não impeça que a edição portuguesa conte com as actuações de IDLES, Black Country, New Road, Nation of Language e Model/Actriz, quatro bandas que só estarão na edição do Porto no próximo ano. É a singularidade que já se tornou habitual.
Intercâmbio musical desde 2012. O Primavera Sound Porto será um espaço propício para o intercâmbio musical, tal como tem sido desde o seu nascimento em 2012. E não serão apenas os já mencionados Bad Gyal e rusowsky a representar a cena espanhola em solo português. Triángulo de Amor Bizarro e Aiko el grupo também se apresentarão no festival, que, naturalmente, voltará a ser o centro das atenções para algumas propostas portuguesas valiosas, como NAPA, PAUS, emmy Curl, Rita Vian, Capicua ou Inês Marques Lucas.
Quinta, sexta, sábado… e domingo. Pelo segundo ano consecutivo, a festa electrónica Primavera Bits encerrará o Primavera Sound Porto. No domingo, dia 14 de Junho, o recinto do Parque da Cidade transformar-se-á numa pista de dança ao ar livre com as actuações de Peggy Gou, Dixon, Xinobi (DJ SET) e SuM. Despedimo-nos da 13.ª edição do festival com muito ritmo.
Os passes gerais (180€ mais custos de operação) e os passes gerais VIP (275€ mais custos de operação) para o Primavera Sound Porto 2026 já estão disponíveis, em exclusivo na Fever.
Todas as informações sobre o festival podem ser consultadas no site oficial.
