MXGPU apresentam álbum de estreia “Sudden Light”
por Arte-Factos em 22 de Setembro, 2025

Os MXGPU, projeto que une os produtores e músicos portugueses Moullinex e GPU Panic, editam o seu aguardado álbum de estreia Sudden Light na próxima sexta-feira, 26 de setembro, com o selo Discotexas. Para celebrar este marco, o duo preparou duas apresentações ao vivo e de entrada livre, no dia 27 de setembro, às 15h00, no Time Out Market Porto, e no dia 28 de setembro, às 17h00, na Casa do Capitão, em Lisboa. A entrada livre é sujeita à lotação dos espaços e os MXGPU terão ainda nestes dias o álbum em vinil disponível para compra.
Durante estas celebrações, MXGPU apresentarão temas de Sudden Light em formato híbrido, acompanhados por convidados especiais. No Porto, juntam-se beiramar, Diana Oliveira e Yizhaq; em Lisboa, beiramar e Yizhaq assumem os DJ sets.
Sudden Light é o culminar de anos de colaboração, escrita e experimentação entre Luís Clara Gomes (Moullinex) e Guilherme Tomé Ribeiro (GPU Panic). O disco nasceu em estúdios improvisados pelo mundo fora, com canções que equilibram luz e sombra, emoção crua e precisão eletrónica, vulnerabilidade e poder. Muitas delas foram moldadas ao vivo, em atuações 360º que dissolvem a linha entre artista e audiência — uma abordagem que redefine o que a música eletrónica pode sentir: íntima, comunal, transformadora.
Inspirados por Suzanne Ciani, James Turrell e pela iconografia digital dos anos 90, MXGPU cruzam performance artística, cenografia futurista e experiências sensoriais que exploram a relação entre humanidade e tecnologia. O duo tem assinado música em editoras como Crosstown Rebels, Watergate e TAU, e remisturado artistas como Patrice Bäumel, Xinobi e Sebastien Léger, com apoio de nomes como &ME, Adriatique e RÜFÜS DU SOL.
Sudden Light é mais do que um álbum, é uma revelação, uma interrupção luminosa que convida à presença, à conexão e à transformação e estes dois concertos são o convite para entrar nesse universo.