MONCHMONCH lança vídeo do tema “Coisa Linda”

por Arte-Factos em 21 de Agosto, 2025

MONCHMONCH lança vídeo do tema “Coisa Linda”
© Mole Enterprise

MONCHMONCH, projeto do brasileiro Lucas Monch, apresentou recentemente o vídeo para “Coisa Linda“, do disco recém editado “MARTEMORTE” – que acaba de ser apresentado numa digressão por Portugal.

O vídeo tem direção de Mole Enterprise, com quem o artista colaborou anteriormente no clipe de “Vampira”, música do disco anterior, e pode ser visto abaixo.

Sobre o tema, o artista revela que:

Essa música foi inspirada por um amigo felino que me acompanhou por 15 anos, uma figura extremamente doce que carinhosamente foi apelidada de Coisa Linda. Essa criaturinha que sempre foi muito amiga, mesmo no final da sua passagem pela Terra, em uma situação de saúde que vinha deteriorando, permanecia com aquele olhar tranquilo e um gingado sereno, quase como se existisse uma tranquilidade no olhar daquele futuro não vivo. No clipe estou a pular de um barranco, constantemente ferindo-me. É muito conclusivo terminar o álbum com essa música, por pensar que talvez o futuro de todas organismos que compõem este magnífico planeta esteja melhor sem nossa espécie humana. Eu sonho pelo melhor da humanidade, e sob infinitas guerras que tomam todas as formas, eu tenho o mesmo olhar que vi no meu amigo, de ver luz no nosso fim.

Relativamente à direção do vídeo, Marina Mole, que assina produções audiovisuais como Mole Enterprise, comenta: “MONCHMONCH deu a ideia de fazer um clipe em que ele rolasse ladeira abaixo, então andamos pelo bairro a procurar o lugar certo e começamos a filmar em uma praça, um tanto sem roteiro. Enquanto editava, percebi que queria criar uma espécie de pintura pra música, com muitos efeitos e imagens que iam consumindo umas às outras – assim como acontece na natureza. Quando MONCHMONCH falou sobre essa música e o equilíbrio sangrento da natureza que ela busca retratar, ele falou sobre a cobra que come o pássaro, que come a minhoca, que come a formiga. E por aí vai. Acho que quis refletir esse caos organizado e um tanto sublime nas imagens”.

Gravado entre Brasil e Portugal, o disco traz como fio condutor um cenário em que bilionários colonizam Marte e, de lá, assistem — e contribuem — para o colapso da Terra. “Coisa Linda“, música que encerra o disco com sonoridade mais alegre e descontraída em relação ao restante do repertório, simboliza o equilíbrio alcançado quando já não existe mais a destruição humana, apenas a natureza, de sua maneira ameaçadora e brutal, em que os ciclos acontecem com naturalidade.

Partilha com os teus amigos