MEO Kalorama revela novos artistas e lineup por dias
por Arte-Factos em 4 de Abril, 2025

Em 2025, a construção do lineup do MEO KALORAMA volta a estar assente nos pilares da diversidade, representatividade e inclusão.
Entre as novas confirmações reveladas hoje para a 4º edição do festival, destacam-se vários nomes internacionais que são pontas de lança na nova música emergente, artistas nacionais que têm feito a música portuguesa alcançar novos patamares e ainda a oferta de música eletrónica do Palco PANORAMA LISBOA, que este ano volta a apresentar-se como um dos pontos fortes do lineup:
19 de junho
Pet Shop Boys, Father John Misty, The Flaming Lips playing ‘Yoshimi Battles The Pink Robots’, L’Impératrice, Sevdaliza, Capital da Bulgária, Cara de Espelho, David Bruno, Kriativu Jam by Chelas é o Sítio
PANORAMA LISBOA: 2manydjs (DJSET), Kierastoboy, Olof Dreijer, Roi Perez
20 junho
FKA twigs, Azealia Banks, Róisín Murphy, Scissor Sisters, Boy Harsher, MAQUINA., Model/Actriz, Best Youth, Heartworms, Cíntia by Chelas é o Sítio
PANORAMA LISBOA: Helena Hauff, Identified Patient, Kelly Lee Owens, Viegas
21 junho
Damiano David, Jorja Smith, BADBADNOTGOOD, Royel Otis, BRANKO, Noga Erez, Jasmine.4.t., Yakuza, CARLA PRATA
PANORAMA LISBOA: Anish Kumar, Bernardo Vaz, Daniel Avery, Jennifer Cardini, Ryan Elliott
Mas nem só de arte se faz o MEO KALORAMA e a arte é um dos pilares fundamentais do festival, tendo sido desenvolvida de edição para edição em colaboração com a UNDERDOGS.
Este ano, o coletivo ficou novamente responsável pela decoração dos palcos do festival e convidou dois artistas transformarem os palcos do MEO KALORAMA em verdadeiras obras de arte.
O Palco MEO será trabalhado pelos Openfield, um grupo de cinco artistas locais do Porto, que trabalham arte e tecnologia de forma a criar experiências inovadoras e emersivas. No palco principal do MEO KALORAMA, vão criar uma instalação que interage com a luz do dia e o escuro da noite, revelando durante o dia a componente física da obra — uma instalação de lonas que explora textura e forma — que ganha uma nova dimensão durante a noite, sendo iluminada e transformada por várias camadas de luz, criando um diálogo constante entre o material e o imaterial.
Já o Palco San Miguel ficará a cargo de Malibu Ninjas, uma dupla de artistas multidisciplinares de Lisboa que, sempre com um tom humorístico, celebram a vida e questiona a condição humana. Nesta edição do MEO KALORAMA, vão transformar o Palco San Miguel numa tela viva em que exploram a forma como nos temos vindo a relacionar com a música ao longo do tempo, da mestria da criação de instrumentos à experiência tátil do vinyl, passando pela ascensão dos CDs e a revolução do streaming, capturando assim a jornada emocional e cultural do som.
Também na sustentabilidade o festival pretende destacar-se e, este ano, não será exceção. Desde a primeira edição, o festival tem trabalhado para deixar um legado positivo, com práticas ambientais, sociais e económicas responsáveis, apresentando-se como um festival justo, próximo e verdadeiramente humano, criando experiências para todos.
A nível de sustentabilidade, a edição de 2024 foi um sucesso absoluto, com menos 16% de plástico produzido, 78% dos resíduos reciclados, menos 90% de emissões associadas ao consumo de gasóleo, 2000 refeições doadas, 40 residentes empregados e um impacto direto na comunidade avaliado em 87.000,00€.
Nesta edição, o MEO KALORAMA apresenta novas iniciativas, que visam:
Redução de emissões de carbono:
– Uso de plataforma para o público calcular a pegada carbónica da sua deslocação, de forma a sensibilizar e educar para as melhores escolhas
– Uso de combustível HVO, que reduz em 90% as emissões de GEE
Inclusão e acessibilidade:
– Aumento da plataforma de mobilidade condicionada no Palco MEO, com espaços diferenciados por tipo de apoio necessário
– Atendimento em Língua Gestual Portuguesa
– Audiodescrição de mais espaços para além dos concertos
– Serviço gratuito de acompanhantes para quem quer vir sozinho ao festival
O Espaço BALORE
Manterá a sua presença no recinto, de forma a dar a conhecer e aprofundar o compromisso com as causas sociais e ambientais do festival.