Maruja no Lisboa Ao Vivo em Dezembro

por José V. Raposo em 13 de Novembro, 2025

Maruja no Lisboa Ao Vivo em Dezembro
© Crowdmusic

Com a passagem do Outono para o Inverno começam as primeiras tormentas à séria. Referimo-nos às de exteriores, porque dentro de salas de concertos há uma tempestade chamada Maruja que regressa a Portugal e vem assolar o Lisboa Ao Vivo no próximo dia 4 de Dezembro (quinta-feira), com organização a cargo da promotora portuense Crowdmusic.

Bandão de intensidade a raiar o incomensurável, os Maruja são um quarteto oriundo de Manchester (mais uma grande banda daquela cidade) com origens sónicas diversas: do free jazz ao noise, com uma infusão de atitude punk, assim como se os Fugazi ou Swans (de qualquer fase) se fechassem em estúdio com o Miles Davis de Bitches Brew para a frente. Depois de andarem quase uma década a fazer-nos trepar pelas paredes com uma série de EPs que variam entre o assaz interessante e o fenomenal (incluindo Tir na nÓg, editado este ano), eis finalmente a estreia em LP com Pain to Power (Music for Nations), que é, obviamente, um dos álbuns do ano. Teremos, assim, oportunidade de navegar pelos seus vagalhões sónicos.

Nos primeiros aguaceiros de ruído da noite estará Mount Palomar, projecto de Neil Kerr, produtor norte-irlandês. Seja em Belfast, em Berlim ou em Lisboa e no Porto, há boas razões para ouvir quem tem (boas) saudades da breakbeat e seus tempos áureos.

Para além desta data data em Lisboa, há também concerto na noite anterior, dia 3 de Dezembro (quarta-feira) no Porto, no M.Ou.Co., em data também organizada pela Crowdmusic. Mais informações ali dentro.

Partilha com os teus amigos