Gaerea anunciam dois concertos em Portugal no final de 2025
por Arte-Factos em 1 de Julho, 2025

Depois de um concerto arrebatador na edição de 2025 do Evil Live Festival, que reforçou o estatuto do grupo como um dos maiores embaixadores do black metal nacional no presente, os Gaerea anunciam um muito aguardado regresso aos palcos portugueses em nome próprio.
O misterioso coletivo irá apresentar-se no dia 4 de Dezembro no Hard Club, no Porto, e no dia 5 de Dezembro no LAV – Lisboa ao Vivo, em Lisboa, prometendo dois espetáculos carregados de intensidade, misticismo e entrega total por parte daquela que é, de há uns anos a esta parte, uma das bandas extremas nacionais mais internacionais de todos os tempos.
Fundados em 2016, os Gaerea têm vindo a conquistar paulatinamente o universo da música mais extrema com uma discografia que alia a ferocidade do black metal a uma componente emocional profunda e a um sentido estético muito próprio. Desde o lançamento do EP homónimo em 2016, a banda trilhou um caminho de ascensão constante, com os álbuns «Unsettling Whispers», de 2018, «Limbo», de 2020, «Mirage», de 2022, e o mais recente «Coma», do ano passado, a cimentarem o seu lugar na vanguarda do black metal internacional.
«Mirage», o último registo de estúdio, revelou-se uma obra muito ambiciosa, em que os Gaerea aprofundam a exploração de temas como o vazio existencial, a dor e a efemeridade da vida. Com faixas como «Salve», «Mantle» e «Arson», o álbum destacou-se pela densidade atmosférica, pelas composições intrincadas e por uma produção que dá vida à complexidade sonora da banda. Este registo foi amplamente elogiado por publicações da especialidade um pouco por todo o mundo, consolidando-os como uma das forças mais respeitadas do extremismo sonoro moderno.
Para estas datas especiais no Hard Club e no LAV – Lisboa Ao Vivo, os Gaerea vão contar com a companhia dos Apotheus, um dos nomes mais interessantes do metal progressivo português. Oriundo de Paços de Ferreira, o grupo formado por Miguel Andrade na guitarra e voz, Albano Von Hammer na bateria, Tiago Santos na guitarra e Daniel Rocha no baixo, destacou-se com a edição do álbum «Ergo Atlas», de 2023, um elaborado registo conceptual que alia peso, melodia e uma forte componente narrativa de forma muitíssimo equilibrada. Portanto, a sua presença nestas duas noites garantirá um início de jornada tão intenso quanto estimulante.
Os bilhetes para os espetáculos, que terão início às 21h (portas abrem às 20h) custam 27€, já estão disponíveis em primeartists.eu e nos locais habituais.