Conjunto!Evite lançam novo single “Preciso D’Um Copo”

por Arte-Factos em 3 de Outubro, 2025

Conjunto!Evite lançam novo single “Preciso D’Um Copo”
© Iolanda Pereira

Já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e com videoclipe o novo single dos Conjunto!Evite, “Preciso D’Um Copo”. O tema antecipa o próximo álbum da banda, “Suite Giacometti”, com lançamento previsto para novembro.

Preciso D’Um Copo” nasceu de uma maquete criada por Vicente Santos em pleno confinamento. O músico recorda: Foi uma demo que fiz no computador no meio do primeiro confinamento. Tinha quatro instrumentos — um sample que define a harmonia, o beat e baixo, um piano midi arpeggiator, um beat midi para dar gordura ao sample e umas melodias etéreas de sintetizador. Eu sentia que havia espaço para vozes, tipo um rap meio falado, ou então uma cena hoy nation, alusivo ao género de canções rock como ‘TNT’ ou ‘Thunderstruck’ dos AC/DC, em que tens um grupo grande de pessoas a gritar algo repetidamente, tipo claque.

O tema evoluiu em estúdio e, como conta o músico, ganhou novo corpo: “Quando transposemos a demo para o som da banda, ficou mais rica, menos plástica, mas mesmo assim com falta de vozes. Com a pressão de ter de fechar a canção, procurei no meu caderno e encontrei isto: ‘por ti, espero se for preciso. Disse ele, não faças isso, parece tudo pastel, ou sei lá o quê’. Tentei cantar e pumbas temos refrão.

Sebastião Santos acrescenta que “Preciso D’Um Copo foi uma maquete que o Vice (Vicente Santos) me enviou em 2021. Saltamos para 2023, a discutir ideias para o Giacometti e dentro do conceito de trabalho maquinal e ‘música feia’, foi só ligar o telemóvel e pôr a canção a tocar. Depois o Vice fez a letra e melodia, meio abstracta e sinestética, como um delírio febril mas cheio de dicas. ‘Cheiros intensos em campos de guerra transmitidos na TV do Café Central’ é a minha linha favorita.” O músico recorda ainda a exigência do processo de gravação: “Gravámos as bases das cinco canções para o EP num dia só, todos a tocar e a gravar em simultâneo. Conseguimos que ficasse muito sólido e groovy e avançámos para os overdubs de Violino e Voz, sendo a única canção do EP em que o Paulo e a Ana participam em simultâneo“.

Para Manuel Belo, “Preciso D’Um Copo é, talvez, a nossa música mais psicadélica em dose compacta — uma viagem curta, com um groove locomotivo que te leva sem pedir licença e um refrão pouco comum mas fácil de decorar, daqueles que ficam na cabeça.

A canção contou com a participação de Ana Santos e Paulo RibeiroAna Santos é multi-instrumentista natural de Beja. Tem desenvolvido trabalho em cruzamentos entre tradição e experimentação, colaborando com artistas como Celina da Piedade, Rodrigo Leão, Dino d’Santiago, Sam the Kid, Paulo Colaço e Uxía. É cocriadora  do espetáculo “Além Cabul”, que liga musicalmente o Afeganistão ao Alentejo e prepara atualmente o seu primeiro disco a solo, centrado no tema da Água, com uma abordagem eco musical. Paulo Ribeiro é cantor e compositor de Beja, vocalista dos Tais Quais, Anonimato e Baile Popular. Tem cinco álbuns a solo, incluindo Ribeiro (2021) e colaborou com Os Camponeses de Pias e Pedro Abrunhosa num espetáculo que passou pelas principais salas de espetáculo de Portugal mas também em Londres e Paris. Ativo em projetos de cante alentejano, compõe para teatro e performance, e participou em ciclos como Abril Agora no Montijo.

Preciso D’Um Copo” foi gravada nos estúdios A Casinha e BKK por Bernardo Centeno, Fábio Neves, Manuel Belo e Sebastião Santos, com pós-produção de Bernardo Centeno e Sebastião Santos, mistura de Guilherme Vales e masterização de Carlos “Cajó” Vales. O videoclipe, realizado por Vicente Santos, utiliza imagens de arquivo da RTP.

Partilha com os teus amigos