Casa Capitão arranca com programação de arromba

por José V. Raposo em 1 de Outubro, 2025

Casa Capitão arranca com programação de arromba
© Casa Capitão

O MusicBox pode já fazer parte da categoria de salas de espectáculos saudosas de Lisboa (explorem aqui todo o nosso espólio daquela grande casa), mas a Casa Capitão irá continuar o seu legado, através de um renascimento na outra ponta da cidade. Depois de nos ter feito companhia em formato “pop-up” com eventos ao ar livre durante os tempos da pandemia, eis que agora se estabelece definitivamente como um espaço cultural porta-estandarte da relevância e da descoberta.

Situado na zona Oriental de Lisboa, mais concretamente no número 119 da Rua do Grilo (zona ora conhecida como Beato Innovation District), para além das festas de arranque que decorreram nos dias 20 e 21 de Setembro, o foco vai todo para a programação dos próximos meses, que oscila entre ser de arromba e imperdível. Eis alguns destaques: entre outros, logo em Outubro teremos os neerlandeses Tramhaus (dia 7, terça-feira), que regressam a Lisboa depois da estreia no MusicBox (e após um concertaço em Coura no ano passado), o lançamento de Fantasma, novo álbum de Silvestre (dia 24, sexta-feira), a prata nacional demasiado gentil de David Bruno (dia 25, sábado), Saul Williams e Carlos Niño com Alice Neto Sousa (dia 31, sexta-feira).

Novembro também não tira o pé do pedal, que logo no dia 8 (sábado) há Galiza em Lisboa com Baiuca, seguindo-se o fundador da Italians Do It Better e ex-Glass Candy e ex-Chromatics Johnny Jewel no dia 13 (quinta-feira) e um histórico do hip hop nacional como General D no dia 17 (sexta-feira). No dia 25 (terça-feira) teremos também Destroyer, que mal deram tempo para termos saudades do concerto na edição deste ano do Primavera Sound Porto, ainda por cima tendo Eleanor Friedberger na primeira parte.

Por seu turno, Dezembro trará Water From Your Eyes (recorde-se os This Is Lorelei no Primavera Sound Porto deste ano) no domingo, dia 7, Carolina Durante na quinta-feira, dia 11 (vejam aqui as fotos no derradeiro dia de Primavera portuense deste ano) e três dias depois (dia 14, domingo), há actuação da lenda confirmada Rogér Fakhr com uma lenda que se vai fazendo chamada Charif Megarbane, curiosamente o último concerto que alguma vez vimos no MusicBox.

E, para antecipar já 2026, a 13 de Fevereiro (sexta-feira), haverá visita de A.A. Williams, seguida da de Wavves a 1 de Março, domingo (quem se lembra de “MORRISSEY IS SATAN!!!!1” na ZDB em 2009?). Botem aí isto tudo na agenda e com prioridade máxima, que com uma programação deste nível (e vários andares para várias iniciativas) não há como não apoiar (sempre que possível) os espaços nacionais que têm assunto.

Mais informações ali dentro.

Partilha com os teus amigos