Anunciado o cartaz do Clarão 2025

por Arte-Factos em 29 de Julho, 2025

Anunciado o cartaz do Clarão 2025

Pelo segundo ano o Clarão, promovido pela Claraboia – Associação Cultural, regressa à Quinta da Ribafria (Sintra), nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com entrada gratuita.

Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido pela Claraboia, a segunda edição do festival irá manter a preponderância dos artistas emergentes. A proposta procura conciliar projetos do panorama musical independente com nomes já reconhecidos do público. A ênfase está, mais uma vez, na procura e envolvimento de projetos da linha de Sintra. Nascidos de um processo de miscigenação e fusão de diferentes heranças e abordagens, esta cena musical vem adquirindo destaque nacional nos últimos anos. O Clarão pretende tornar a Quinta da Ribafria um espaço para celebrar a vitalidade, a diversidade e a complementaridade destes movimentos.

Na música, o festival conta com atuações distribuídas por dois palcos, com destaque para os nomes cabeça de cartaz: Criatura, Chyna, Emmy Curl, Harley KSD. A programação completa-se com as atuações de Them Flying Monkeys, Libra, Rossana, Fvbricia, Menino Manequim, Stealing Canvas, Coco Voador.

É na Feira de Artistas e Coletivos que os vários eixos programáticos do festival se cruzam, compondo um bosque entre o palco secundário e o palco principal do festival. Nesta feira, mais de cinquenta artistas, membros de associações e coletivos, vendem e/ou divulgam o seu trabalho. A Feira de Artistas e Coletivos realiza-se ao ar-livre, no espaço Bosque, durante o sábado e domingo, desde a abertura das portas até às 21h.

Nesta segunda edição do Clarão, o festival volta a acolher sessões do ciclo de cinema organizado pela Claraboia, Rebentos – Mostra de Cinema Emergente. No quinto ano do ciclo, o Clarão apresenta duas sessões ao ar-livre dedicadas ao cinema emergente, seguidas de conversas com os realizadores e convidados especiais. As sessões acontecem dias 13 e 14 de setembro, entre as 20h15 e as 21h30 e incluem 6 curtas-metragens portuguesas e 2 curtas-metragens internacionais. Após as sessões os filmes voltam a ser projetados em loop até à 1h00.

A valorização e envolvimento de artistas visuais em início de carreira e a sua inserção fora de circuitos convencionais tem sido uma das missões da programação anual da Claraboia. O Clarão dá continuidade a este trabalho, reinventando os espaços da Quinta da Ribafria para dar lugar a exposições e intervenções artísticas.

A exposição coletiva conta com obras de Cláudia Simões, Sofia Cabañas, Mariana Laginha e Brecht de Vleeschauwer. Nas Instalações, Luísa Ramires, Margarida Lopes Pereira, Sepher Awk e Lukanu Mpasi apresentam os seus trabalhos de cruzamento disciplinar em diálogo direto com a arquitetura dos jardins da Quinta da Ribafria.

A programação completa pode, desde já, ser consultada aqui.

Partilha com os teus amigos