Amon Amarth estão de regresso a Portugal em 2026
por Arte-Factos em 24 de Novembro, 2025

A saga dos Amon Amarth volta a cruzar o continente europeu em 2026 e Lisboa está inscrita no itinerário. Portugal prepara-se assim para receber a nova investida dos lendários suecos, que regressam ao nosso país no próximo ano como parte da monumental The Allfather Awakens: Europe & UK. A 15 de Novembro de 2026, a Sala Tejo do MEO Arena recebe o grupo liderado por Johan Hegg, numa data que marca o regresso amplamente aguardado de um dos nomes mais influentes do death metal melódico moderno.
Como se isso não bastasse, esta celebração torna-se ainda um pouco mais marcante ao reunir três nomes que definem, cada um à sua maneira, diferentes capítulos da evolução do som pesado escandinavo durante as últimas décadas, com os anfitriões Amon Amarth acompanhados pelos emergentes Orbit Culture e pelos veteranos Soilwork na digressão The Allfather Awakens: Europe & UK.
Famosos pela forma colossal como conduzem o seu imaginário viking em palco, os suecos Amon Amarth têm vindo a consolidar uma reputação como protagonistas de um “espetáculo total”, onde a produção visual, a precisão instrumental e a presença enorme, e impactante, do vocalista Johan Hegg convergem para experiências sensoriais e auditivas de grande intensidade. A digressão de 2026 promete elevar ainda mais essa fasquia, apoiada num alinhamento que vai atravessar os álbuns essenciais da banda e reafirmar o seu papel central na definição do death metal melódico contemporâneo.
Para esta jornada europeia, que assinala o regresso do grupo aos palcos como cabeças de cartaz no Velho Continente, depois de um Verão em que dividiram palcos com os Slayer, em Cardiff e Londres e fizeram uma incursão pelos Estados Unidos ao lado dos Pantera, os Amon Amarth prometem uma produção cénica totalmente renovada, reforçada e, acima de tudo, feita e pensada para ampliar a dimensão teatral que se tornou imagem de marca das suas atuações, trazendo a Portugal um espetáculo especialmente concebido e desenhado para esta digressão.
A The Allfather Awakens: Europe & UK arranca no dia 9 de Outubro em Manchester, e percorre o Reino Unido e a Europa ao longo de mais de um mês, culminando precisamente com a data em Lisboa. Recorde-se que, antes do anúncio desta digressão europeia, os Amon Amarth revelaram o single «We Rule The Waves», acompanhado por um vídeo que reafirmou o vigor da banda. Este lançamento sucedeu a um período prolongado sem música nova e serviu de antevisão para o próximo álbum do grupo, cuja edição está prevista para o final de 2026. Descrito como “cravado em sal e aço, ecoando através dos oceanos”, o sucessor de «The Great Heathen Army» promete a mesma escala épica e intensidade sonora que têm definido o grupo ao longo dos anos.
Segundo o comunicado oficial disponibilizado, a The Allfather Awakens: Europe & UK assume- se como uma “invasão sueca”, reforçada pela presença dos Orbit Culture, que continuam a impor-se como uma das propostas mais energéticas e inovadoras do metal moderno, e dos veteranos Soilwork, cuja longa carreira continua a exercer impacto profundo sobre o death metal melódico europeu. Com três bandas que representam diferentes eras e abordagens dentro do universo do metal sueco, esta passagem dos Amon Amarth por Lisboa configura- se já como um dos eventos mais esperados do calendário de concertos da segunda metade de 2026.
Os bilhetes para o espetáculo custam entre 50 e 55 euros, à venda a partir da próxima sexta- feira, 28 de Novembro, pelas 9h, em amonamarth.com/tour, primeartists.eu e nos locais habituais.
No dia, as portas da Sala Tejo abrem às 17h30 e o início do espetáculo está marcado para as 18h30.
