10 000 Russos editam disco novo em Abril

por Ricardo Almeida em 7 Março, 2017

Têm uma música chamada Barreiro, mas é mesmo do Porto que eles vêm. Há quem diga que o nome é inspirado no do mais incontornável dos artistas gregos, mas se lhes perguntarem o porquê de se chamarem 10 000 Russos é possível que respondam que 9999 não seriam suficientes.

Obscuro, o psicadelismo destes rapazes não nos transporta para um cenário de desertos e trips de peyote. Aqui a paisagem é cinzentona, opressiva e restam-nos alguns espaços clandestinos para lhe fugirmos por breves instantes.

Entre palcos partilhados com nomes como A Place to Bury Strangers Wooden Shjips, o rock psicadélico com incursões kraut dos 10 000 Russos valeu-lhes um disco de estreia editado em 2015 pela icónica Fuzz Club Records – editora que tem estado no epicentro do rock xamanista, albergando projectos como The Underground Youth, Stoned Jesus e os mesmos Dead Rabbits que passarão em breve pelo Lisbon Psych Fest.

“Distress Distress” é o título do segundo disco dos soviético-tripeiros e tem data de lançamento prevista para 7 de Abril – novamente pela Fuzz Club, claro está.

Mais do que escapismo, o ritual psicadélico dos Russos chega a ser subversivo. Desta vez junta-se-lhe o nervosismo do post-punk e do industrial. Não acreditam? Ora, confiram abaixo o videoclip de “Tutilitarian”, realizado por André Couto.


sobre o autor

Ricardo Almeida

Partilha com os teus amigos