//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A ansiedade para a 89ª entrega dos Óscares da Academia é muita, mas enquanto não conhecemos os grandes vencedores da noite, nada como revisitar alguns dos melhores filmes oscarizados nas últimas décadas.
A plataforma filmin.pt preparou uma selecção 40 títulos de premiados, nomeados e excluídos, uma colheita de clássicos intemporais. Qualquer um destes é uma belíssima escolha, mas para vos facilitar a decisão, fiz uma selecção ainda mais fina de 4 fitas imperdíveis nesta noite de festa em Hollywood. A filmin.pt é uma plataforma de subscrição em formato streaming, disponível por menos de 7 euros por mês.
Uma obra-prima do cinema nacional dividida em três volumes, um retrato delirante e documental em igual medida de uma época muito atribulada de crise e desafio no nosso país. Miguel Gomes superou-se, puxou à lágrima e à gargalhada, recebeu uma ovação em Cannes enquanto exibia o seu cachecol do Benfica, mas não chegou à nomeação ao Óscar. Enfim, um destino trágico deste nosso Portugal entregue ao seu fado.
O surrealismo de Fellini invade a narrativa do seu filme oscarizado como filme estrangeiro. Profundamente auto-biográfico, relata episódios da vida do realizador e alguns dos seus sonhos, e ainda um bloqueio criativo que o próprio havia experienciado. Com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale nos principais papéis, é um filme seminal do cinema europeu.
Uma história biográfica enternecedora que nos transporta para um momento transformador do Irão. Marjane é uma jovem irreverente que não se conforma com as restrições à liberdade, nem com a imposição do véu às mulheres, e que se recusa a ceder ao medo da guerra. Recebeu nomeação para melhor filme de animação, mas perdeu para Ratatouille. E esta, hein?
Mais um filme político nomeado mas não vencedor – na categoria de filme estrangeiro, perdeu para Amour. Corre o ano de 1988 e o ditador chileno Augusto Pinochet vê-se forçado a convocar um referendo sobre a sua continuidade na presidência. Larrain relata uma campanha liderada pela oposição em busca da vitória do “não”, conduzida por um jovem publicitário.