O ciclo Passos no Escuro leva cinema de terror ao Porto
por Arte-Factos em 21 de Maio, 2025

O ciclo Passos no Escuro, dedicado ao cinema de terror e de culto desde 2019, anuncia duas sessões imperdíveis no cinema Passos Manuel, no Porto. A primeira, no dia 24 de maio, é realizada em colaboração com o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror em Lisboa e apresenta seis curtas-metragens portuguesas de terror realizadas por cineastas mulheres. A segunda, no dia 28 de maio, exibe o filme de culto Society (1989), de Brian Yuzna, com apresentação em vídeo gravada pelo próprio realizador.
24 de maio (sábado) – 22h00
MOTELX apresenta: Terror no Feminino
Esta sessão especial reúne seis curtas-metragens nacionais de terror, todas com autoria feminina, revelando a vitalidade da nova produção portuguesa no género. Será uma celebração do talento das realizadoras portuguesas e uma afirmação do lugar indispensável que ocupam no presente e no futuro do cinema de terror. A iniciativa insere-se numa nova parceria entre o MOTELX e o Passos no Escuro, com o objetivo de descentralizar o terror e criar sinergias entre programação e públicos em Lisboa e no Porto.
Programa da sessão:
– Paralisia (8’), de Inês Monteiro (2023) – Menção Especial MOTELX 2023
– Penrose (10’), de Alessandra Roucos e Maria Teresa Teixeira (2024)
– Moscatro (12’), de Patrícia Maciel (2018)
– O Abafador (13’), de Silvana Torricella (2023)
– Parem de Olhar Para Mim (10’), de Carolina Aguiar (2024)
– Holofote (11’), de Camilla Ciardi (2024)
Estão confirmadas as presenças da realizadora Carolina Aguiar e do diretor de fotografia Miguel Nunes, que apresentarão a curta Parem de Olhar Para Mim.
28 de maio (quarta-feira) – 22h00
Society, de Brian Yuzna (EUA, 1989 – 99 min)
Uma sátira grotesca ao elitismo americano que se transforma num pesadelo body horror, Society é uma das obras mais singulares do terror dos anos 80. Realizado por Brian Yuzna, o filme acompanha um adolescente de Beverly Hills que começa a suspeitar que a sua família — e toda a alta sociedade que o rodeia — esconde segredos monstruosos. Mais do que um filme de terror, Society é um grito contra a hipocrisia da classe alta, a obsessão com a aparência e a desumanização do outro. Um clássico de culto que continua a ser desconfortável, irreverente e estranhamente atual.
A sessão contará com a exibição da versão restaurada do filme a partir de um scan 4K da película original, antecedida por uma introdução em vídeo gravada exclusivamente por Brian Yuzna para esta ocasião.
Ambas as sessões terão início às 22h e os bilhetes estão à venda em passosnoescuro.com e no local a partir das 21h30, com o valor de 6€ (preço normal) / 4€ (com Tripass).