FESTin 2025: diversidade e emoção no cinema lusófono
por Arte-Factos em 20 de Maio, 2025

Na sua 16.º edição, de 2 a 8 de junho, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa traz à tela filmes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, promovendo a partilha de histórias, olhares e identidades que nos ligam através da língua, mas também da emoção e da criatividade.
A sessão de abertura será marcada pela exibição de “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira. Um filme intenso e comovente que dá o tom a uma edição profundamente humana e plural.
Entre os destaques da programação está “African Beauty” de Coréon Dú, uma poderosa reflexão sobre identidade, estética e representação, num olhar contemporâneo sobre a beleza africana e os seus múltiplos significados.
“Criadores de Ídolos” de Luís Diogo junta-se a esta seleção com uma abordagem refletiva ao culto da fama, aos bastidores da indústria cultural e à construção de figuras públicas que moldam o nosso imaginário coletivo.
Outra proposta surpreendente é “Doce de Mãe”, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, interpretada por Fernanda Montenegro, pensado especialmente para o público da terceira idade(FESTin+), mas acessível para todas as idades — aborda temas sensíveis com humor e sensibilidade.
Para os mais novos, o FESTinha volta a ocupar um lugar especial na programação, com sessões pensadas para crianças e famílias. Entre elas, destaca-se “Thiago eIsis e os Biomas do Brasil” de João Amorim, uma aventura educativa que convida os pequenos espectadores a explorarem a riqueza natural e cultural do Brasil.
Todas as informações podem ser consultadas aqui.