“8 Meses”, série política e asfixiante, chega à Filmin

por Arte-Factos em 2 de Maio, 2025

“8 Meses”, série política e asfixiante, chega à Filmin

Na terça-feira, 13 de maio, a Filmin estreia, em exclusivo em Portugal, a minissérie 8 Meses, criada por Jens Jonsson, Henrik Thörnebäck e Jörgen Bergmark e realizada por Jens Jonsson e Johan Lundin. Esta adaptação do romance homónimo de Magnus Montelius, lançado em 2019, teve a sua estreia mundial no festival Series Mania, na secção Panorama Internacional.

A série tem como pano de fundo o cenário político da Suécia, onde uma jornalista de investigação, Nina Wedén (Josefin Neldén) consegue em primeira mão o escândalo político do século e é rapidamente promovida a Assessora de Imprensa do recém-nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia. À medida que se aproxima do seu novo chefe, descobre segredos obscuros: será que, sem querer, se tornou um peão num jogo que ameaça a segurança nacional do país? No entanto, algo na sua história não bate certo: um inexplicável hiato de oito meses no seu currículo, revelado pela consultora política Maxie Boije (Anna Sise). Será que Nina se tornou, sem querer, o peão de um jogo que ameaça a segurança do país?

Os meandros políticos em que os protagonistas se envolvem fazem lembrar a bem-sucedida série dinamarquesa Borgen (2010), mas dão um novo toque ao género. A sua narrativa atual e plausível é o que a distingue. Decidimos correr um risco. De repente, estávamos a escrever sobre a adesão da Suécia à NATO e a perguntar-nos se também devia ter armas nucleares. Depois de a série ter recebido luz verde, a Ucrânia foi invadida pela Rússia e as pessoas começaram a perguntar: será que devemos aderir? E vejam onde estamos agora, explica Jens Jonsson. A Suécia tornou-se membro de pleno direito da NATO em 7 de março de 2024. A Aliança Atlântica conta atualmente com 32 países entre os seus membros.

Jonsson compara a organização do governo noutros países com o que é retratado na série, que, apesar de ficcional, levanta questões muito reais: Quando olhamos para a política dos EUA, por exemplo, é muito difícil saber se George W. Bush ou Donald Trump são realmente assim ou se estão apenas a interpretar uma personagem. Trump é um génio político ou um narcisista completamente louco que foi magoado e descarrega em X? Neldén, atriz principal, continua a reflexão: O que eu achei interessante foi que o thriller da série não é sobre armas, assassínio e sangue, mas sobre política. Isso é o mais assustador. Especialmente a sensação de que isto pode estar a acontecer agora, neste preciso momento. 

Sobre o futuro desta história, Magnus Montelius, autor do romance, dá uma pista: O livro e a série televisiva são, naturalmente, projectos distintos que têm necessariamente vidas separadas, mesmo no que diz respeito a uma continuação. A decisão sobre uma segunda temporada da série cabe, naturalmente, à TV4 e, sinceramente, não sei mais do que ninguém. Mas podemos certamente imaginar uma possível continuação. O que posso dizer, no entanto, é que o livro terá uma sequela, pelo que saberemos mais sobre o que acontece à Nina após 8 meses.

Partilha com os teus amigos