Como vai a música progressiva por cá, por nossas terras? Por acaso está de boa saúde, com muitas opções, mas ainda não temos um panorama cheio, cabe muita coisa para o enriquecer. Mas preferem algo com referências clássicas e melódicas, ou procuram mesmo a parte pesadota da coisa? É que os Phase Transition têm as duas coisas no “In Search of Being,” novidade que facilmente nos convenceria de que já são uns veteranos de discografia vasta.
O início muito melódico e até suave – cuidado com os palavrões – de “Dichotomy” podem induzir em erro e sugerir que será mais baseado nessa vertente. Mas, nem de propósito, esse é um dos temas mais multifacetados e com uma jornada de muitas voltas, ao longo dos seus quase dez minutos. Os riffs, bem graves, vão ali fazer um flirt com o djent sem abusar e afinal as referências podem já ser as daquelas bandas que andam a fazer bastante furor ultimamente no panorama internacional de metal alternativo e progressivo, com voz feminina. E já temos um curioso – e muito bem feito – casamento antes de sacarem do derradeiro trunfo: o violino da vocalista Sofia Beco, uma outra estrela que aparece a embelezar todos os cinco temas.
O que mais importa para tornar música progressiva interessante, sem ficar pretensiosa e sem parecer que está a seguir o manual, os Phase Transition têm, e já capazes de dar os seus toques pessoais para que não se confunda com qualquer outra coisa. Não têm medo de variar dentro de um só tema, – acrescentem-se “Shadows of Grief” e “The Other Side” a exemplos de algo que entra a sugerir-nos uma coisa mas, mais à frente, já nos está a agredir com outra – nem de deixar entrar alguma acessibilidade, que “Veil of Illusions,” com a melodia do seu refrão e até no tom de voz de Sofia, até pode lembrar um pouquinho Lacuna Coil. Mas ninguém lhes pode negar a capacidade de criar composições envolventes e de já saber aplicar tanta coisa sua, logo de início, sem forçar nada – aquele violino e um versito em português aqui e ali e têm a nossa atenção mais assegurada ainda. Se ainda estão realmente “In Search of Being,” já parecem estar perto de se encontrar.