Mão Morta + Pedro Sousa

Tricot
2023 | Rastilho Records | Rock alternativo/experimental, Pós-punk, Free jazz

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Anda tudo de pernas para o ar. Nem sabemos bem como lidar com o nosso próprio dia-a-dia e, por vezes, queremos atribuir palavras às coisas e não sai nada. O nosso léxico habitual não parece abranger o suficiente para nos conseguirmos expressar sempre devidamente. É um estado pessimista de indignação de difícil tradução. Faz falta um disco dos Mão Morta com mais umas letras e narrações ásperas e enigmáticas do Adolfo Luxúria Canibal, não faz?

Tricot” é o novo registo que junta a lendária banda Minhota ao saxofonista Pedro Sousa num trabalho ao vivo, como o já mítico “Maldoror,” e segue uma série de concertos e a complementar um single do início deste ano. Se tricot não parece a mais bruta das actividades para constar no imaginário dos Mão Morta, é com as próprias tripas, portando está tudo bem. Até já está aí o indicativo correcto da acessibilidade e desconforto que manter-se-á ao longo de todo o disco. É, pun semi-intended, um álbum verdadeiramente visceral. A narração de Luxúria Canibal é como já conhecemos, as camadas electrónicas vêm do mesmo caminho que “No Fim Era o Frio,” mas com uma vestimenta diferente e tudo com umas pinceladas do saxofone de Pedro Sousa, que traz um frenesim directo do free jazz que não soa deslocado. Só ajuda ainda mais ao ambiente arrepiante.

Sem uma compreensão linear da narrativa, não existe necessidade disso. Sentimos o quanto nos identificamos com tudo, só a partir do ambiente. Está aqui materializado o nosso cinismo, nas passagens mais misteriosas e pacatas ou nos espasmos de peso de “Céu-da-Boca.” Invade-nos um desconforto, como se realmente as aranhas tivessem tomado conta de tudo, e temos gosto em aprender a conviver com ele. No final, passámos por Mão Morta clássico de “Dias de Abandono” e do forte riff de “Desafinado,” por aquele jazz esquizofrénico do pontual mas ao mesmo tempo omnipresente saxofone e ainda “aprendemos a rir” na depressiva bruma e até dançámos “A Dança das Raparigas” – e dançámos mesmo, que aquilo tem uma rica bassline. A ovação final até tem direito à sua própria faixa, que é para nós aplaudirmos também. E lá voltamos para aquela bizarra terra onde se vendem sonhos a mulheres desdentadas e a mais desagradável e inacessível música é tão acolhedora.

Músicas em destaque:

A Dança das Raparigas, Céu-da-Boca, Sozinho com o Tédio

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sobre o autor

Christopher Monteiro

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