Fonte

Já Dizia o Outro
2022 | Raging Planet | Crossover thrash, Groove metal, Hardcore punk

Partilha com os teus amigos

Quem não acompanha os Fonte pelos palcos do underground por todo o país – ou em Vagos – tem outros factores para começar a calcular e ter o seu pré-julgamento aqui deste “Já Dizia o Outro,” que já anda a ser cozinhado há muito tempo. Vão ver o que tocam e veem que são de Linda-a-Velha e pronto, já dá para ter uma ideia. Não fosse essa localidade berço de tanta coisa boa.

Só nos atiram um desafio na escuta deste petardo de castanhada. É que “Já Dizia o Outro” vem dar início a uma nova era dos Fonte, com Paulo Gonçalves na voz, após saída de Francisco Martins. Pronto, acontece. E o que ouvem neste disco é… Nem um, nem outro. Mas sim, o brasileiro Thiago Castor, que berrou isto a partir de São Paulo. Pronto, é a única complicação. Assim que entra “Acorda,” em que nos exclamam para acordar, seguido do devido vernáculo, a descarga não vai abrandar mais. É tudo muito simples em “Já Dizia o Outro,” há riffs rápidos de crossover, cheios de groove bem à thrash da nova escola, o apego ao hardcore daquela zona, muita cólera, muita crítica e as devidas homenagens, que cabem sempre. É a ideal e rigorosa tradução da energia que depositam em palco, aqui com todos os seus argumentos para a malta lá os acompanhar de punho no ar.

O orgulho de Linda-a-Velha é descarado e é fácil de catalogar este registo. Porém, é mais abrangente que o que parece, na simplicidade das suas malhas. Tem aqui catálogo para os juntar ao tal “Bora lá caralho metal,” que já teve o seu boom, tem crossover para quem não se importe com o aroma à cerveja no colete porque quer é abanar a cabeça e moshar, tem uma “Escolhe o Que É Melhor” a lembrar-nos que não chegou a haver uma onda de nu metal por cá, tem hardcore para os locais orgulhosos e mais além. E a malta que vibra com Pantera, Lamb of God, DevilDriver e outros até mais fraquinhos, convém que sejam apresentados aos Fonte, que não têm alguma coisa em falta. Há boas expectativas para esta banda e, se este disco abre uma nova era, então antevê-se um bom futuro para os Fonte. Mas prognósticos só depois do jogo… Como já dizia o outro.

Músicas em destaque:

Já Dizia o Outro, Louco, Escolhe o Que É Melhor

És capaz de gostar também de:

Switchtense, Ratos de Porão, Dr. Bifes & Os Psicopratas


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos