Porque é que não se fala tanto dos Enthroned? Não por serem uns desconhecidos, ou algum tesouro escondido no black metal, mas quanto tempo demoramos a chegar a eles se desatarmos num jogo, mais certamente imposto por nós próprios, de enumerar bandas de black metal importantes e temos que disparar as grandes que nos vêm à cabeça? Aparentemente destinados ali a ficar no “meio da tabela”, no que toca à música extrema, talvez isso seja libertador e “Ashspawn” só tenha a pressão que os próprios ainda colocarão para soar com a mesma intensidade.

Os veteranos Belgas, que ainda por cima estão entre os pioneiros na sua cena nacional, até se alimentam bastante da árvore Norueguesa, sem medo de variar um pouco recorrendo também à Sueca, mas não se limitam apenas a isso. Cada disco é um assalto de black metal tenebroso, grandioso e diabólico, com algumas outras referências a espreitar. “Ashspawn” já tem vindo a ser citado por aí como um dos seus trabalhos mais ambiciosos. Com uma discografia já tão vasta e com tão pouco ainda por inventar, só isso é de louvar. E não há qualquer deslize para territórios estranhos, mantêm-se firmes no habitual solo Enthroned. Com algum do black metal mais frio que podiam ter, com uns bons retalhos de death metal a completar a manta sonora que se coloca sobre estes temas. Uns bem rápidos, uns mais lentos que talvez sejam mais demolidores ainda, alguns que podiam ser de um heavy mais épico se não estivessem possuídos pelo demónio do black metal.

A parte death metal tem atmosfera de Morbid Angel, algumas canções mais progressivas, como as duas últimas, têm algo de Enslaved, quando esses não se afastam muito da raíz, bem queremos evitar a referência Behemoth a cada vez que black e death se fundem com resultados catárticos, mas lá terá que ser, mas também se sente uma outra faca mais afiada que possa ser dos Belphegor. Tudo boas referências, mas ainda são demasiados nomes para ter que situar uma banda com mais de três décadas de carreira e que chegam agora à dúzia de álbuns. É tempo de reconhecer que os Enthroned são dos grandes. Pode estar a passar despercebido a muitos que este “Ashspawn” poderá ser dos seus melhores discos.


Partilha com os teus amigos