E treze anos depois, temos os Biohazard de volta. Após um disco que, já esse, era um regresso após sete anos. Já não eram uma banda regular e o cansaço que pudesse estar a causar isso ouvia-se nos discos mais recentes. Mas parece que esta é uma boa altura para o regresso de bandas cheias de raiva, vai-se lá saber porquê, se anda tudo tão calminho. Um título como “Divided We Fall” também não parece nada actual.
Mas mais do que voltar apenas o nome Biohazard com um disco que seja só mais um conjunto de canções rápidas a correr atrás da cauda, do próprio legado, a tentar capturar um terço da força que tinham as malhas da estreia e do “Urban Discipline”, este é um regresso mesmo a sério. Reúne o alinhamento dos inícios, o que fez os clássicos. Portanto no meio desta luta toda, de punho cerrado, também há celebração. Não deixa de haver riscos. A frustração juvenil de uma juventude rebelde que não se sente ouvida não deve assentar tão bem a uma data de tipos a chegar aos sessenta anos. Mas afinal resulta. “Divided We Fall” é um retorno aos básicos. Sem criar um novo clássico, é o registo que mais se aproxima desses em muito tempo. Uma reunião a valer.
Simples e conciso, foi com esta marca de fusão de frenético punk no seu modo mais hardcore com o metal mais violento e thrashado – que até lhe chamávamos metalcore, antes desse termo se ter tornado uma aparente profanidade – que se fizeram conhecidos e incontornáveis em toda a cena hardcore e crossover, com tanto de actos contemporâneos como Agnostic Front ou Cro-Mags aqui detectado, assim como muito do que já tenha sido influenciado por eles como Hatebreed e afins. Também recordam que foram dos primeiros a fundir isso tudo com rap. Não está em excesso, mas uma malha como “S.I.T.F.O.A.” é a coisa mais Body Count que aqui têm. Nem precisava de mais do que a velocidade desalmada de “Tear Down the Walls” ou um refrão a pedir a sua reprodução e repetição como o de “I Will Overcome”. Nem de ser muito edgy politicamente, a chamar bois pelos nomes e a falar mais do mesmo. Muita coisa se resolve na pit. Veremos o quão realmente memorável será este “Divided We Fall”, mas sem dúvida que se esperava bem menos. Afinal estes cinquentões ainda intimidam.

 
     
                    
 
                                     
                                    