DocLisboa leva o cinema à biblioteca

por Arte-Factos em 16 Junho, 2018

Doclisboa participa do projecto AVA e leva uma selecção de filmes à Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto e à Biblioteca de Marvila, em Lisboa, a partir do próximo dia 20 de Junho. É a concretização de um projecto de videotecas digitais a nível europeu, lançado em 2017 por uma plataforma de divulgação de festivais. O acesso é feito de forma gratuita, através de computadores instalados em bibliotecas municipais das cidades do Porto e de Lisboa, numa zona devidamente assinalada.

A sessão de lançamento do projecto acontece na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no dia 20 de Junho às 18h30, com a presença da co-directora do Doclisboa, Cíntia Gil, e do realizador Edmundo Cordeiro. O seu filme Todas as Cartas de Rimbaud, sobre a relação de Maria Filomena Molder com as cartas do poeta francês, será exibido no local. Para além deste, 20 outros títulos do Doclisboa’17 estarão disponíveis ao público de forma continuada.

O projecto AVA teve início com sete festivais de curtas-metragens europeus, sob a coordenação do Reelport, que em 2018 alargou o convite a quatro certames de documentário: Doclisboa, Jihlava, Beldocs e Sheffield. O objectivo sempre foi levar o cinema às bibliotecas, dotando-as de novas oportunidades para os leitores, buscando novos públicos e formas de ver e distribuir cinema. Esta actividade inscreve-se no trabalho de Projecto Educativo e Serviço Público que o Doclisboa desenvolve de forma continuada o ano inteiro.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos