MENUMENU

Before And After Science

Vital Signs Of A Fallen World
2013 | Edição Autor | Post-Rock

Partilha com os teus amigos

Com o seu primeiro trabalho,  Vital Signs Of A Fallen World, gravado nos Estúdios Sá da Bandeira, os Before And After Science – ou se preferirem BAAS – mostram-nos duas coisas: A primeira é que são uma banda com uma mistura de bons genes no seu ADN. Se por um lado, têm os genes do requinte lamecense, por outro têm os genes trabalhadores portuenses, cidade onde agora residem. E isto é bem patente ao longo das duas músicas e dos quase 15 minutos de duração deste trabalho, bem como no sentido estético deste; A segunda é que, apesar de ser o seu primeiro trabalho, consegue-se notar uma grande maturidade e identidade na banda, talvez pelo facto de já existirem desde 2009, mas também porque já todos os membros pertenceram a vários outros projectos.

The Only Thing You Need To Know e The Loss. The Fall. The End. são os temas que constituem o EP, em que podemos contar com jogos de guitarras impressionantes, onde as melodias se desdobram umas atrás das outras, num exercício de beleza e sentimento etéreo – que chega a ser desconcertante – e que, sempre em crescendo, culminam com as explosões sónicas capazes de preencher todo o ambiente criado. O peso também não foi descurado, principalmente em The Loss. The Fall. The End. – que, diga-se, é um enorme tema –, assistindo-se a uma simbiose irrepreensível entre a quietação e o peso, na sua constante exploração.

Sendo os BAAS uma banda de pós-rock instrumental, as influências são bem patentes – eles dizem Caspian e Russian Circles, nós acrescentamos pelo meio uns Explosions In The Sky –, mas nunca, ao logo deste trabalho, se sente que estamos perante uma mera cópia das influências. Antes pelo contrário, sentimos música com muito sentimento e carácter, capazes de nos levar pelos caminhos delicados e sinuosos do pós-rock e que nos deixa completamente seduzidos e com água na boca para mais.

Se este é um mundo decadente, com músicas deste calibre não nos importamos mesmo nada de viver nele.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos