MENUMENU

SARA estreia a 7 de Outubro na RTP2

por Edite Queiroz em 21 Setembro, 2018

SARA, a primeira série televisiva realizada por Marco Martins, a partir de uma ideia original de Bruno Nogueira estreia dia 7 de Outubro, às 22h15, na RTP2.

SARA teve a sua estreia antecipada na última edição do IndieLisboa (Maio de 2018) onde, pela primeira vez, se exibiu uma série para televisão. SARA marca também a estreia de Marco Martins na ficção televisiva. A partir de uma ideia original de Bruno Nogueira, o realizador constrói uma sátira ao meio audiovisual português e, em particular, ao mundo da televisão.

Ao longo de oito episódios, acompanhamos Sara, uma actriz de quarenta e dois anos, que começa a questionar as suas escolhas profissionais e a sua carreira até àquele momento. Sozinha e com um pai doente, decide então abandonar o cinema de autor e o teatro dos grandes textos, áreas onde se notabilizou, para experimentar o mundo das telenovelas. Adorada pelos realizadores e encenadores com quem trabalha, Sara é conhecida pela profundidade trágica que consegue imprimir em todas as personagens que interpreta. De resto, é sempre para isso que a convidam, personagens trágicas.

Ao longo de oito episódios, acompanhamos a transformação de Sara Moreno (Beatriz Batarda). Com a doença do pai, Sara deixa de conseguir chorar e é forçada a aceitar o papel principal numa telenovela, algo que irá transformar por completo a sua vida.

Além de  Beatriz Batarda, o elenco é composto por Nuno Lopes, Albano Jerónimo, José Raposo, Miguel Guilherme, Rita Blanco e Bruno Nogueira, entre muitos outros. A série conta ainda com a participação e as músicas de B Fachada e excertos da autoria de Valter Hugo Mãe, retirados da obra “a máquina de fazer espanhóis”.

Depois de São Jorge, Marco Martins estreia-se na ficção para televisão numa obra que volta a juntar no ecrã alguns dos seus colaboradores habituais. A série escrita pelo próprio Marco Martins, por Ricardo Adolfo e por Bruno Nogueira, a partir de uma ideia deste último, fala-nos da transformação de uma actriz de cinema e teatro forçada a aceitar um papel numa telenovela do prime-time.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos