MENUMENU

Gomorra

por Lucia Gomes em 28 Março, 2015

É uma das novidades da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano: a exibição da série Gomorra. Baseada no livro de Roberto Saviano, já adaptado ao cinema, esta reinterpretação da história das ruas de Nápoles é apresentada ao público português em antestreia absoluta, com a boa notícia da sua exibição na RTP2.

Gomorra, a série, foge do imediatismo da vida quotidiana: prolonga-se no tempo e surge com o desafio de transformar o espectador. Nas palavras de Roberto Saviano, mais do que um filme ou um livro, a série interage com o próprio dia a dia de quem a observa, desafiando o espectador a desconstrui-la com base na sua própria vivência: a vivência de um Portugal em crise com a maior visibilidade de fenómenos de corrupção, violência e narcotráfico.

Gomorra é, então, uma série crua: violenta, com uma banda sonora mais do que à altura (onde se destacam as músicas de Mokadelic), fiel ao quotidiano napolitano. O sotaque que torna o italiano bem diferente da pronúncia a que estamos habituados relata as histórias invisíveis das redes de narcotráfico e de poder na sociedade italiana. A camorra, as lutas intestinas pelo poder, as batalhas entre famílias, longe dos estereótipos criados pela americanização da Mafia italiana, num realismo que já não surgia nos ecrãs há muito tempo, com um trabalho de realização e fotografia espantoso que tornam a série Gomorra numa série obrigatória e que não demorará muito a tornar-se de culto. A segunda temporada está já em marcha e provavelmente o desafio lançado por Saviano não passará ao lado: é impossível ficar indiferente a esta realização e à história que ela nos conta. Como é impossível ficar igual depois de conhecer a realidade de Gomorra.


sobre o autor

Lucia Gomes

Partilha com os teus amigos