MENUMENU

Reportagem


God Is An Astronaut

Um encontro entre velhos amigos

Casa da Música

12/07/2018


Os irlandeses God Is An Astronaut, uma das bandas que mais têm marcado a cena do post-rock mundial, regressaram uma vez mais ao nosso país, num concerto único na Casa da Música, no Porto. Consigo trouxeram e apresentaram a sua mais recente obra, Epitath, sem deixar de lado no alinhamento temas de trabalhos anteriores.

Foi com os dois primeiros temas do mais recente álbum que a banda iniciou o seu concerto e logo comprovámos aquilo que achávamos. Estas novas músicas são claramente mais sombrias, com as secções mais pesadas menos frenéticas, dando lugar a ondas sonoras mais taciturnas e misteriosas. Torsten Kinsella, vocalista e guitarrista, explicaria entre temas que este álbum é uma homenagem ao seu primo de sete anos que havia falecido recentemente.

Durante toda a atuação sente-se que os God is an Astronaut se sentem em casa, recordando temas de The End of the Beginning e All is Violent, All is Bright, álbuns de 2002 e 2005 respectivamente, sempre intercalados com temas de Epitath. Apesar de se sentir que os novos temas não foram estranhos à maioria dos presentes, os maiores aplausos saíram com “Suicide by star” e “Forever Lost”. A acompanhar todos os temas esteve um jogo de luz sem grande extravagância mas que criava um ambiente bonito e fluído.

Para o final ficou Helios/ Erebus, do álbum de 2015 com mesmo nome, que serviu para um encore, todo ele um pouco improvisado, pois os músicos nunca chegaram realmente a sair da sala, o que criou uma situação caricata, provocando risos entre a plateia e a banda.

À saída, ficamos com a sensação que os concertos de God Is An Astronaut em Portugal são como um reencontro entre velhos conhecidos, com histórias novas para partilhar que vão estreitando os laços entre ambos.

Galeria


(Fotos por Gustavo Machado)

sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos