MENUMENU

O Out.Fest avança com as primeiras confirmações

por Ricardo Almeida em 15 Agosto, 2016

Por enquanto vamos suportando o calor como podemos, lidando com a silly season e rindo dos emigrantes a ralharem com a miudagem na praia. É o Verão, época baixa no que a grandes concertos diz respeito dentro do circuito mais experimental – com as devidas excepções, claro está.

A aguardada rentrée dá-se lá para meados de Setembro/Outubro, e por aqui sempre ouvimos dizer que no Barreiro costuma haver bons concertos. Ora é mesmo no Barreiro que desde 2004 se vem realizando o irreverente, mas simpático, OUT.FEST. Com curadoria OUT.RA, o Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro anuncia agora os primeiros nomes para a edição de 2016, a ter lugar entre 6 e 9 de Outubro.

Com Makoto Kawabata na linha da frente, os Acid Mothers Temple (jp) têm sido dos principais responsáveis por colocar o Japão no mapa do rock psicadélico que realmente interessa. Já foram felizes em Portugal, por isso voltam cá em Outubro. Pela primeira vez em 15 anos, Evan Parker (uk) traz o free-jazz do seu trio de volta a Portugal – Barry Guy e Paul Lytton são parceiros no crime. Conhecido também como Sonic Boom, Peter Kembler (uk) apresentar-se-à com E.A.R. (Experimental Audio Research), agora que decidiu radicar-se no nosso país. O ex-Spaceman 3 conduzirá ainda um workshop cuja natureza será revelada mais adiante. Percussionista, compositor e aficionado da improvisação, Lê Quan Ninh (fr) passa pelo Out.Fest também nos formatos concerto a solo e workshop.  Com material sobejamente editado e actuações espalhadas por essa Europa fora, no Barreiro Bruno Silva será Ondness (pt), um curioso a esboçar ecossistemas sobe a alçada da manipulação sónica. Conta-se ainda com Foodman (jp) nas lides da electrónica e com o duo Tropa Macaca (pt), que já com cerca de uma década de existência editou este ano “Vida” pela britânica Triology Records.

Os passes estão à venda desde 5 de Agosto, e até 9 de Setembro custarão apenas 20€.


sobre o autor

Ricardo Almeida

Partilha com os teus amigos