MENUMENU

Julien Baker, Phoebe Bridgers e Lucy Dacus em boygenius: ameaça tripla

por Hugo Rodrigues em 26 Agosto, 2018 © Lera Pentelute

Ainda está a valer falar-se em supergrupos? É que se sim, Julien Baker, Phoebe Bridgers e Lucy Dacus estão a candidatar-se fortemente com boygenius.

Entre encontros fortuitos e digressões conjuntas, a afinidade musical e pessoal entre Baker, Bridgers e Dacus teria que resultar em algo. E esse algo é boygenius, banda que este trio concretiza oficialmente com o lançamento do primeiro EP, a 9 de Novembro, com selo da Matador Records.

No início deste ano as três artistas guardaram um dia para praticar e compor antes de irem até ao estúdio Sound City, em Los Angeles, onde cada uma mostrou às restantes uma canção completa e uma ideia. Essas são as canções que irão compor o EP homónimo da banda e, apesar de terem sido finalizadas em conjunto, cada uma reflecte as sensibilidades iniciais de quem as compôs inicialmente.

Stay Down” vai crescendo lentamente ao longo da sua duração até fechar num tom de urgência, conferido pela voz de Julien Baker, enquanto em “Bite the Hand” temos Lucy Dacus perante uma verdade devastadora. “I can’t love you like you want me to” é entoado por Dacus entre as várias camadas de guitarra que desenrolam este tema. Também sobre uma relação condenada versa “Me & My Dog“, música arquitectada por Bridgers.

Nas palavras de Baker, trabalhar nestas canções não foi difícil porque por um lado cada artista estava confiante o suficiente nas suas ideias para lutar pela visão inicial, e por outro todas tiveram a humildade e consideração de escutar e tomar decisões que em última análise servissem apenas o tema.

Este foi um processo que exigiu equilíbrio, determinação, franqueza, graciosidade e flexibilidade, um objectivo que foi claramente atingido, acrescentou ainda.


sobre o autor

Hugo Rodrigues

Multi-tasker no Arte-Factos. Ex-Director de Informação no Offbeatz e Ex-Spammer na Nervos. Disse coisas e passou música no programa Contrabando da Rádio Zero. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos