MENUMENU

Jazz im Goethe-Garten decorre em Julho

por Arte-Factos em 20 Maio, 2018

O Jazz im Goethe-Garten (JiGG) regressa ao ímpar jardim do Goethe-Institut, em Lisboa, para apresentar uma série de concertos, ao longo de duas semanas, que vêm dar a conhecer as tendências mais atuais do jazz europeu.

De 3 a 13 de Julho, o Goethe-Institut propõe seis concertos dos quais quatro são apresentados em estreia nacional. Nestes finais de tarde, o público vai poder desfrutar não só da música inovadora programada pelo director artístico do festival, Rui Neves, como do verão já totalmente instalado na cidade e, por fim, de algumas iguarias típicas da Alemanha, servidas no restaurante do jardim.

O JiGG abre no dia 3 de Julho com o trio de Lisboa e Roterdão, de Gonçalo Almeida, Rodrigo Amado e Marco Franco, que vem apresentar uma súmula do trabalho desenvolvido nos últimos anos, com referências ao álbum The Attic, lançado em 2017. No dia seguinte, o trio de Barcelona Chaosophy vem revelar a cena pouco conhecida do jazz da Catalunha, em particular o que se move nos meandros da improvisação livre, que é possível descobrir no álbum lançado no início deste ano, Who are these people and what do they believe in?

De Brescia, Itália, Gabriele Mitelli, um multi-instrumentista em ascensão, revela com o seu quarteto O.N.G. ambientes tropicais e psicadélicos em longas composições alusivos ao álbum Crash de 2017 no dia 5 de Julho. Entre o minimalismo, o noise e o metal, o suíço Trio Heinz Hebert, descoberto no Festival de Willisau 2016, apresenta a 6 de Julho a sua irreverente música com sonoridades electrónicas surpreendentes, alguma delas alusivas a Phiii, álbum de 2016, fechando assim a primeira semana do JiGG.

A 12 de Julho, o JiGG apresenta o projeto ALSO, do duo vienense composto por Katharina Ernst e Martin Siewert, que cria ambientes electrónicos díspares numa só composição e que estão em linha com o álbum homónimo lançado em finais de 2016. O encerramento do JiGG tem lugar a 13 de Julho com o concerto do berlinense trio Gorilla Mask, que cria uma música punk, rock e metal enraízada no jazz, na improvisação livre e na vanguarda contemporânea.

Os concertos têm início às 19h e o preço do bilhete é de 5€.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos