MENUMENU

“Peregrinação”, Kiarostami e Kurosawa em Famalicão

por Arte-Factos em 20 Janeiro, 2018 © Akira Kurosawa na rodagem de "Dersu Uzala"

Nos derradeiros dias de Janeiro, a Casa das Artes de Famalicão acolhe um ciclo consequente ao Close Up Observatório de Cinema onde já assistimos Lynch e Wenders, Jarmusch e Herzog, Sensible Soccers a musicar cinema avant-garde em 1920s, ou ainda “Bom dia” de Ozu.

Sob o tema da viagem, na sexta-feira 27 de Janeiro, o realizador João Botelho irá apresentar a exibição do recém-estreado “Peregrinação”, filme inspirado na incontornável obra homónima de Fernão Mendes Pinto, um relato das incursões portuguesas pelo Oriente durante o século XVI.

Para o dia seguinte está marcada uma sessão dupla, prometendo um Sábado atento aos cineastas mais citados como influência de inúmeros realizadores contemporâneos.

“O Sabor da Cereja” de Abbas Kiarostami será exibido pelas 15h, em cópia digital, num momento em que se assinalam os 20 anos de estreia. Um filme carregado de humor negro, sobre um homem que decide suicidar-se mas precisa de ajuda. Foi Palma de Outro em Cannes.

Segue-se pelas 17h “Ersu Uzala – A Águia da Estepe” de Akira Kurosawa, Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em plena Guerra Fria, filme soviético-japonês que relata uma expedição à Sibéria e capta o poder fílmico da paisagem natural.

As entradas valem entre 1eur e 2eur, prometendo a entrada em universos que transformam a experiência cinematográfica.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos