MENUMENU

Pere Portabella na Cinemateca

por Edite Queiroz em 23 Março, 2017

O realizador espanhol Pere Portabella vai estar em Lisboa no final de Março para apresentar algumas sessões da retrospectiva que a Cinemateca lhe dedica no ciclo Questões de Interesse Geral para Projecções Públicas: o Cinema de Pere Portabella (de 20 a 31 de Março).

Pere Portabella, nascido em 1929 em Figueres (Catalunha), é um dos maiores cineastas espanhóis em actividade, embora o grosso da sua obra ainda seja ainda um segredo para o público português, já que nenhum dos seus filmes foi comercialmente distribuído no nosso país e a sua divulgação se limitou a projecções na Cinemateca ou em festivais. Activo como realizador desde os anos 60, com um passado de militância antifranquista (“chave” pela qual devem ser lidos alguns dos seus filmes) e profundamente envolvido na política na era democrática (foi deputado no parlamento catalão), a sua obra, sempre seguindo caminhos inesperados e voando sobre as fronteiras tradicionais do documentário e da ficção, toca diversos temas – da política (Informe General, reflexão sobre a situação de Espanha na época da transição depois da morte de Franco) à cultura catalã (as suas curtas sobre Miró, entre outras), passando por questões mais universais (como Die Stille Vor Bach, fascinante reflexão sobre a música de Bach e o seu simbolismo civilizacional). Como produtor, foi o produtor de Viridiana, filme que marcou o regresso episódico de Luís Buñuel a Espanha e causou um grande embaraço ao estado franquista, mas também pelo impulso dado ao arranque das obras de Carlos Saura e Marco Ferreri.

Além de apresentar a sua obra, o cineasta irá apresentar Viridiana, de Buñuel, no dia 29, sessão das 21h30. No mesmo dia, às 18h30, haverá uma conversa aberta ao público entre Portabella e o filósofo e pensador político Josep Ramoneda e Esteve Riambau, director da Filmoteca de la Generalitat de Catalunya, sobre a obra do realizador e a relação do cinema com a política e as artes, temas fundamentais nos filmes de Portabella.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos