Especial Óscares: uma selecção do portal de Cinema Filmin

por Isabel Leirós em 24 Fevereiro, 2017 © 8½ de Federico Fellini

A ansiedade para a 89ª entrega dos Óscares da Academia é muita, mas enquanto não conhecemos os grandes vencedores da noite, nada como revisitar alguns dos melhores filmes oscarizados nas últimas décadas.

A plataforma filmin.pt preparou uma selecção 40 títulos de premiados, nomeados e excluídos, uma colheita de clássicos intemporais. Qualquer um destes é uma belíssima escolha, mas para vos facilitar a decisão, fiz uma selecção ainda mais fina de 4 fitas imperdíveis nesta noite de festa em Hollywood. A filmin.pt é uma plataforma de subscrição em formato streaming, disponível por menos de 7 euros por mês.

 

As Mil E Uma Noites de Miguel Gomes (2015)

Uma obra-prima do cinema nacional dividida em três volumes, um retrato delirante e documental em igual medida de uma época muito atribulada de crise e desafio no nosso país. Miguel Gomes superou-se, puxou à lágrima e à gargalhada, recebeu uma ovação em Cannes enquanto exibia o seu cachecol do Benfica, mas não chegou à nomeação ao Óscar. Enfim, um destino trágico deste nosso Portugal entregue ao seu fado.

 

de Federico Fellini (1963)

O surrealismo de Fellini invade a narrativa do seu filme oscarizado como filme estrangeiro. Profundamente auto-biográfico, relata episódios da vida do realizador e alguns dos seus sonhos, e ainda um bloqueio criativo que o próprio havia experienciado. Com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale nos principais papéis, é um filme seminal do cinema europeu.

 

Persepolis de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (2007)

Uma história biográfica enternecedora que nos transporta para um momento transformador do Irão. Marjane é uma jovem irreverente que não se conforma com as restrições à liberdade, nem com a imposição do véu às mulheres, e que se recusa a ceder ao medo da guerra. Recebeu nomeação para melhor filme de animação, mas perdeu para Ratatouille. E esta, hein?

 

No de Pablo Larrain (2012)

Mais um filme político nomeado mas não vencedor – na categoria de filme estrangeiro, perdeu para Amour. Corre o ano de 1988 e o ditador chileno Augusto Pinochet vê-se forçado a convocar um referendo sobre a sua continuidade na presidência. Larrain relata uma campanha liderada pela oposição em busca da vitória do “não”, conduzida por um jovem publicitário.


sobre o autor

Isabel Leirós

"Oh, there is thunder in our hearts" - Fernando Pessoa (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos