MENUMENU

O Trauma no Cinema: Ciclo de Cinema Comentado

por Arte-Factos em 11 Outubro, 2018

Enquanto resposta à insegurança resultante de inúmeras ameaças reais ou subjectivas — colapso ecológico, crise económica, terrorismo, conflitos armados, retorno a várias formas de intolerância —, o trauma pode muito bem ser a marca de uma nova era que se vem instalando. Um evento traumático envolve uma experiência ou uma série de experiências cujos impactos podem afectar as respostas/comportamentos do(s) sujeito(s) na sua vida quotidiana, desde as esferas sociais às esferas privadas e íntimas. Marcado pela cultura e pelos valores, o trauma introduz, do ponto de vista psíquico, uma ruptura no eixo espaço/tempo do indivíduo: paralisa a mente que fica condenada à repetição, na esperança de compreender e de se regenerar. Singular ou colectivo, o episódio traumático gera uma condição onde o afecto, associado à experiência, se torna da ordem do impensável e do irrepresentável, passando a ser vivido através da acção, e tendendo, quando não resolvido, a perpetuar-se transferindo-se geracionalmente de pais para filhos, por vezes durante décadas. O cinema tem vindo a apresentar-nos vários ângulos de abordagem ao trauma, convertendo-se numa ferramenta útil para reflectir o modo como esta noção tem vindo a estruturar inúmeros discursos e visões sobre o nosso tempo e a nossa condição.

O Instituto de História da Arte da FCSH-NOVA, Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Medeia Filmes e Leopardo Filmes organizam o ciclo de cinema comentado O Trauma no Cinema, com curadoria de Bruno Marques, Cláudia Madeira, Conceição Tavares de Almeida, Giulia Lamoni, João Mendes Ferreira. O ciclo decorre de 17 de Outubro a 12 de Dezembro nos Cinemas Medeia Monumental, em Lisboa, com bilhetes a apenas 5 Euros.

Segue abaixo o programa completo:

17 Outubro / 19h00
De Tanto Bater O Meu Coração Parou, de Jacques Audiard (108’)
Convidados: Rui Aragão e Bruno Marques
Moderação: Giulia Lamoni

31 Outubro / 19h00
Beuys, de Andres Veiel (107’)
Convidados: Cristina Pratas Cruzeiro e Vasco Santos
Moderação: Cláudia Madeira

14 Novembro / 19h00
A Valsa Com Bashir, de Ari Folman (90′)
Convidados: Clara Rowland e Maria do Carmo Sousa Lima
Moderação: João Mendes Ferreira

28 Novembro / 19h00
Coração de Cão, de Laurie Anderson (76’)
Convidados: Luísa Vicente e Madalena Miranda
Moderação: Bruno Marques

12 Dezembro / 19h00
A História do Camelo que Chora, de Byambasuren Davaa e Luigi Falorni (90’)
Convidados: Maria Luís Borges Castro e Luís Mendonça
Moderação: Conceição Tavares de Almeida


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos