MENUMENU

Nuno Lopes galardoado em Veneza

por Edite Queiroz em 11 Setembro, 2016

O actor Nuno Lopes foi ontem distinguido com o Prémio Especial de Melhor Actor, pelo júri da competição internacional Orizzonti (Horizontes) do Festival Internacional de Cinema de Veneza, pelo seu desempenho no filme São Jorge, de Marco Martins. A secção Orizzonti é dedicada às novas tendências estéticas e expressivas do cinema mundial, dando especial destaque à produção independente, autores e cinematografias emergentes, com o objectivo de inovar e demonstrar a originalidade no cinema contemporâneo. O júri da secção é este ano formado pelo crítico norte-americano Jim Hoberman, pelas actrizes Nelly Karim, Valentina Lodovini, Moon So-ri, pelo crítico José Maria (Chema) Prado e pelo realizador Chaitanya Tamhane.

Em São Jorge, Nuno Lopes interpreta o papel de Jorge, um boxeur desempregado que aceita trabalho nocturno numa empresa de cobranças difíceis. Para preparar esta personagem, Nuno Lopes realizou trabalho de pesquisa em bairros sociais, no meio do boxe e no circuito de cobranças difíceis. O actor ganhou 20 quilos e submeteu-se a um programa de treino físico durante seis meses, chegando na fase de maior intensidade a treinar seis horas diárias de boxe e crossfit.

São Jorge assinala o regresso do realizador Marco Martins ao trabalho em cinema com o actor Nuno Lopes (uma parceria iniciada em Alice, primeira longa-metragem do realizador, que trouxe a ambos reconhecimento internacional). Trata-se de um trabalho de ficção a partir de uma investigação documental centrado nos bairros problemáticos da Bela Vista e da Jamaica, em Lisboa (com recurso a actores profissionais e não profissionais), que observa o que passou em Portugal durante os anos de intervenção da Troika e a crise financeira que recentemente atingiu o país cruzando a ficção com o documentário.

No seu discurso de agradecimento, Nuno Lopes dedicou o prémio a Marco Martins e às pessoas do bairro da Jamaica e da Bela Vista. Produzido pela Filmes do Tejo, São Jorge estreia nas salas de cinema no próximo dia 3 de Novembro.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos