MENUMENU

Ciclo Luís Galvão Teles na RTP2

por Arte-Factos em 4 Janeiro, 2018

O consagrado cineasta Luís Galvão Teles terá um ciclo dedicado à sua obra na RTP2 durante o mês de Janeiro. Serão exibidas quatro longas-metragens de ficção durante as primeiras noites de sábado de 2018: A Confederação (1978), A Vida é Bela.!? (1982), Elas (1997) e Dot.com (2010).

A Confederação (1978), primeira longa-metragem de ficção do realizador e primeiro filme português a obter o Grande Prémio do Festival da Figueira da Foz (então o mais importante Festival nacional) terá assim a sua estreia em televisão. Para além desta, será exibida a comédia dramática Elas (1997), que conta com um casting internacional de luxo (Miou-Miou, Carmen Maura, Marthe Keller, Marisa Berenson, Guesch Patti e Joaquim de Almeida), um dos filmes portugueses mais vistos de sempre no estrangeiro. Oportunidade ainda para ver ou rever A Vida é Bela.!? (1982), protagonizado por Nicolau Breyner, maior êxito de bilheteira do cinema português nos anos oitenta, bem como Dot.com (2010), integralmente rodado em Dornes e vendido em mais de 20 territórios – duas das comédias mais reconhecidas do cinema português.

Segue abaixo uma breve descrição das obras que serão exibidas:

A Confederação – 6 de Janeiro – 00h15

Num futuro imaginário, Portugal é constituído por uma associação de Estados: Norte e Sul, com zonas de influência específicas que apenas divulgam informação oficial. Cidade sob vigilância, Lisboa é habitada por uma população reprimida e militarizada – dela emergindo Maria, técnica das Brigadas Antissísmicas, e António, segundo-tenente das Milícias, que se entregam a um amor subversivo…

A Vida é Bela.!? – 13 de Janeiro – 23h15

A bela vida de Hipólito do Ó – um “self-made-man”, que se torna o grande magnate da Lisboa dos anos vinte. Oscilando entre o desastre e a glória, vive peripécias que o levarão a um exílio de oito anos, por esse mundo. Regressa em 1935 à pátria-mãe, onde o aguardam inúmeras surpresas. Participam a mulher, D. Aninhas, que sonha ser “presidenta”; Magalhães, o amigo para a vida e para a morte; Ifigénia, a filha casadoira…

Elas – 20 de Janeiro – 23h45

Cinco mulheres muito diferentes e unidas por uma inexplicável amizade, todas já passaram o cabo dos 40 e, por razões várias, encontram-se numa encruzilhada. O que está em jogo para elas é descobrir o que cada uma deseja: deixar-se seduzir pelo filho da melhor amiga? Humilhar a namorada do ex-marido? Devorar todos os homens disponíveis? Afastar a filha da droga? Sobreviver? Ter sucesso? Apaixonar-se por outra mulher?

Dot.com – 27 de Janeiro – 23h45

Águas Altas. Este é o nome de uma pequena e bela aldeia portuguesa do interior. Composta por gente humilde, Águas Altas está prestes a ser o centro do mundo. Tudo porque uma multinacional sediada em Madrid quer reclamar o nome do seu site para lançar uma água com o mesmo nome. Mas no interior da aldeia há quem queira vender o site à multinacional e quem, por outro lado, se mostre irredutível. Um diferendo que cai nas bocas do mundo e que arrasta uma enorme tempestade mediática e uma intervenção directa do Primeiro-ministro português. Está nas mãos dos aldeões gerir uma questão de identidade nacional perante a «invasão» espanhola.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos