MENUMENU

Les Nuits en Or na Cinemateca Portuguesa

por Arte-Factos em 28 Maio, 2018

A Academia Portuguesa de Cinema e a Académie des Césars uniram-se para o regresso à Cinemateca Portuguesa, nas noites de 7 e 8 de Junho, do festival O Panorama 2018 – Les Nuits en Or, a mostra das melhores curtas-metragens nomeadas nos festivais de cinema de todo o mundo.

Serão exibidas 34 curtas-metragens de 35 realizadores. Para Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, O Panorama – Les Nuits en Or é “uma viagem cultural pelos 33 países participantes e uma oportunidade única para as Academias de Cinema começarem a lançar luz sobre a diversidade dos filmes mundiais e potenciando, à sua maneira, o intercâmbio de culturas”.

Esta já é a 5ª edição do evento, que em anos anteriores deu a conhecer ao público internacional as curtas-metragens portuguesas Kali – O Pequeno Vampiro de Regina Pessoa (2014), Luminita de André Marques (2015), Encontradouro de Afonso Pimentel (2016), Amélia & Duarte de Alice Guimarães e Mónica Santos (2017), e que em 2018 vai internacionalizar Menina de Simão Cayatte, vencedora do Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem de Ficção de 2017.

Na versão original, Les Nuits En Or – ou em português As Noites de Ouro – são uma iniciativa da Académie des César em associação com a Renault, que em Portugal é organizada pela Academia Portuguesa de Cinema com apoio da Cinemateca.

Mais informações sobre o evento na página de Facebook.

Clique aqui para ver o vídeo promocional.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos