MENUMENU

‘Lisboa, Crónica Anedótica’, de Leitão de Barros lançado em DVD

por Arte-Factos em 13 Dezembro, 2017

Os 50 anos da morte de Leitão de Barros (1896-1967) serão assinalados pela Cinemateca Portuguesa com o lançamento de mais um DVD da colecção dedicada ao Cinema Mudo Português a que a Cinemateca deu início há poucos meses (com o lançamento de Mulheres da Beira e Os Lobos, de Rino Lupo).Trata-se da primeira longa-metragem de Leitão de Barros, de Lisboa, Crónica Anedótica (1930), um dos títulos mais emblemáticos do cinema mudo português.

O filme, documento incontornável da vida cultural lisboeta no final na década de 1920, conta com várias sequências encenadas por actores da época (entre os quais o lendário Vasco Santana). Nesta edição, foi acrescentado o acompanhamento musical inédito a cargo do compositor e pianista Filipe Raposo, que compôs ainda as partituras de acompanhamento das duas primeiras curtas-metragens de Leitão de Barros, Malmequer e Mal de Espanha (ambas de 1918), incluídas como bónus neste DVD. Este trabalho inclui ainda imagens do making of do processo de preparação do DVD e um caderno bilingue de 78 páginas com textos de Malte Hagener, Tiago Baptista e Afonso Cortez.

O lançamento decorre a 13 de Dezembro, pelas 19h, na Livraria Linha de Sombra, na Cinemateca, em Lisboa.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos