MENUMENU

Iconic Bowie – Fotografia, Cinema e Música em Vila Nova de Gaia

por Arte-Factos em 21 Setembro, 2018

No âmbito da programação paralela da exposição Iconic Bowie, de Terry O’Neill, Markus Klinko, Norman Parkinson, Justin de Villeneuve, Gerald Fearnly e Milton H. Greene – com fotografias de David Bowie, David Fonseca e Catarina Salinas apresentam um showcase que viaja pela obra discográfica de Bowie. Catarina Salinas, vocalista dos portugueses Best Youth, tinha já participado com David Fonseca no disco-tributo Bowie 70, editado em 2017, para uma actuação em torno da obra do músico britânico. O concerto decorre no dia 26 de Setembro, pelas 21h, no ArrábidaShopping – Vila Nova de Gaia e será seguido da exibição do filme Merry Christmas Mr. Lawrence (1983), de Nagisa Ohima, que conta com Bowie como protagonista, numa interpretação considerada fascinante e muito aplaudida.

Baseado no livro de Laurens Van der Post, Merry Christmas Mr. Lawrence é um provocante drama de guerra que relata o choque cultural entre ocidentais e orientais num campo de concentração durante a II Guerra Mundial. Elevado a filme de culto, tem assinatura de Nagisa Oshima, um dos mais polémicos realizadores japoneses (realizador de O Império dos Sentidos e O Império da Paixão, entre outros) e passa-se num campo de prisioneiros de guerra japonês, na Indonésia, em 1942.

Segundo Paulo Valentim, director do ArrábidaShopping, “no ano em que David Bowie celebraria 71 anos, reunimos, nesta exposição, algumas das suas fotografias, emblemáticas e algumas inéditas em Portugal, numa iniciativa que julgamos ser uma justa homenagem a David Bowie. Concilia, para além da fotografia, música e cinema, através da programação completa que terá lugar, no ArrábidaShopping, durante os dois meses de exposição, e que serão, certamente do agrado de diversos públicos”.

A exposição Iconic Bowie, composta por 40 fotografias, conta com David Fonseca na co-curadoria, partilhada com Cristina Carrillo de Albornoz, crítica de arte, autora de livros e curadora que trabalha com a Iconic Images, museus e galerias de todo o mundo. A exposição pode ser visitada até 4 de Novembro, no ArrábidaShopping e a programação paralela prossegue com sessões de cinema, actuações musicais e uma conversa. Todo o programa é gratuito (no caso das sessões de cinema, o acesso é realizado mediante levantamento prévio de bilhete – indicações sobre o levantamento podem ser consultadas aqui).

Calendário Programação Paralela de 26 de Setembro a 4 de Novembro:

26 de Setembro – 21h (UCI Arrábida 20) – Showcase David Fonseca & Catarina Salinas + Sessão de cinema MMerry Christmas Mr. Lawrence, de Nagisa Oshima (1983).

21 de Outubro – 19h (UCI Arrábida 20) – Sessão de cinema The Last Temptation of Christ, de Martin Scorsese (1988) | Apresentação e conversa com Álvaro Costa.

25 de Outubro – 21h (Praça Central) – Showcase David Fonseca & Marta Ren + Finissage da Exposição

4 de Novembro – 19h00 (UCI Arrábida 20) – Sessão de cinema The Hunger, de Tony Scott (1984)


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos